Entretenimento



Estrelas da Periferia

Do luto ao rock: banda Ilegítimos lança "Vazio Póstumo"

Após morte da esposa do vocalista, grupo gaúcho produziu álbum que transforma perda em arte

15/10/2024 - 16h33min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Nilton Santolin / Reprodução
Quarteto é formado por Jeff Lee, Felipe Silveira, Rafa Pestana e Rafael Sehn.

Em setembro de 2024, o cenário do rock gaúcho ganhou um novo capítulo com o lançamento do álbum Vazio Póstumo, o primeiro trabalho da banda Ilegítimos. O grupo, formado em 2017, surgiu após o vocalista Giuliano Mendes, conhecido como Jeff Lee, passar por uma jornada de luta, luto e superação. Em menos de um ano, sua esposa, Fernanda Bastolla, foi diagnosticada com câncer, passou por um tratamento intenso e faleceu em decorrência da doença. O álbum reflete essa fase dolorosa da vida de Jeff.

Em 2015, Fernanda começou a apresentar sintomas preocupantes, como dificuldades na fala. Pouco tempo depois, veio o diagnóstico devastador: um tumor maligno no cérebro, fazendo com que ela precisasse passar por uma cirurgia de urgência. Foi então que a música entrou como aliada. 

— Ela sempre me pedia para escrever uma música para ela, mas, por algum motivo, nunca fiz. Já doente, escrevi a canção Você É Especial. Ela ficou muito emocionada. Ali, a música já tinha cumprido seu papel — relembra. 

Terapia

A batalha contra a doença foi rápida, mas árdua, culminando no falecimento de Fernanda em 2016. Após essa perda, Jeff enfrentou outra luta: o luto. Para ele, a arma para vencer o embate foi a música.

— Enquanto lidava com a doença e depois, com a perda, as músicas já estavam brotando naturalmente — conta o cantor, que continua: 

— Eu tinha dois caminhos: ou me afundava em uma depressão, ou reagia a tudo isso. Decidi sentir tudo o que tinha para sentir e depois seguir em frente.

Jeff conta que compor foi sua válvula de escape.

— Escrever as músicas me ajudou mais com o luto do que a terapia. Foi muito difícil. As letras são muito duras, elas refletem o que eu vivi — desabafa. 

Com algumas músicas compostas, Jeff percebeu que poderia criar um álbum conceitual, uma obra onde as faixas se conectassem para contar uma única história. Assim, nasceu Vazio Póstumo, uma narrativa cronológica dividida em 12 músicas, gravadas entre 2019 e 2024. 

Nasce a banda

O músico já havia participado de outras bandas, mas fazia tempo que não estava em um grupo. Foi exatamente o período de luto que o fez querer voltar para a cena musical. Ele convidou três amigos para integrar a banda: Felipe Silveira, na bateria, Rafa Pestana, no baixo, e Rafael Sehn, na guitarra. Para dar vida ao álbum, o grupo contou com participações especiais, como King Jim (ex-Garotos da Rua), Andréa Cavalheiro (The Hard Working Band), Yanto Laitano e o violoncelista Pablo Schinke. 

A dualidade entre a dor nas palavras e a leveza na melodia é uma marca registrada do álbum, que equilibra emoções pesadas com sons que trazem um alívio necessário. 

— Apesar das letras duras, o instrumental traz uma leveza — explica.

Jeff conta que a faixa Madrugada, por exemplo, foi escrita do início ao fim sob lágrimas. 

— Às vezes tiramos algo de bom de algo ruim, e o álbum foi isso para mim — diz o cantor.    

O álbum foi lançado em setembro deste ano e está disponível nas principais plataformas digitais. 

* Produção: Camila Mendes

Aqui, o espaço é todo seu!

Para participar da seção, mande um histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e telefone de contato para camila.mendes@diariogaucho.com.br

Para falar com o artista, entre em contato pelo (51) 98057-7575



MAIS SOBRE

Últimas Notícias