Bem-Estar



Benefícios no futuro

Praticar atividade física na primeira fase da vida pode estimular o hábito mais adiante

Pesquisa feita com ratos mostra que exercício precoce resulta em benefícios no futuro

28/06/2015 - 08h02min

Atualizada em: 28/06/2015 - 08h02min


Charles Guerra / Agencia RBS

Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, dos Estados Unidos, realizou testes com ratos para descobrir se praticar exercícios no início da vida resulta em efeitos positivos no futuro. Após avaliar os ratos por meio de corridas em uma roda, considerando também a massa corporal e a alimentação dos animais, os pesquisadores encontraram resultados promissores, como menor índice de massa corporal.

Atividade física pode ajudar a saúde mental de idosos

Alongamento pode ser alternativa para dias sem atividade física

Os experimentos foram realizados por três semanas, com dois grupos de ratos: o primeiro teve acesso a uma roda para correr ao completar 24 dias de vida e o segundo não foi incentivado à prática. Os autores descobriram que os efeitos dos primeiros exercícios praticados por esses ratos duraram uma semana, porém, é importante lembrar que uma semana para esses animais corresponde a nove meses para os adultos.

- Os resultados destacam a importância de incentivar a prática de atividade física nas escolas. Se as crianças começarem a se exercitar nos primeiros anos de vida, elas serão mais propensas a manter o hábito mais adiante - afirma Theodore Garland, autor líder do estudo.

Leia mais notícias sobre saúde e bem-estar

Segundo o pesquisador, os exercícios na fase adulta, incentivados desde que as crianças entraram para a vida escolar, podem trazer inúmeros benefícios para a saúde delas no decorrer da vida. Ele acrescenta que a atividade física já ajuda a reduzir o índice de gordura corporal sem a necessidade de diminuir o consumo de alimentos.

O estudo foi publicado no Physiology & Behavior.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias