Notícias



Fim do recesso

Estudantes retomam aulas após as férias de inverno no Estado

Mais de 1,2 milhão de estudantes voltam para as escolas das redes pública e privada

01/08/2022 - 22h35min


GZH
GZH
Guilherme Milman
Enviar E-mail
Jefferson Botega / Agencia RBS
Manhã de reencontro entre colegas e professores

A segunda-feira (1º) é de retorno à rotina para mais de 1,2 milhão de estudantes em todo o Rio Grande do Sul. Este é o número de alunos que retomam as aulas após o recesso de inverno nas redes pública e privada do Estado. 

LEIA MAIS
Inspirado por ídolo Cristiano Ronaldo, aluno com deficiência intelectual aprende o alfabeto e melhora desempenho escolar
Funcionando de forma provisória há 30 anos, escola de Canoas tem construção de prédio definitivo iniciada
Coletivo Poetas Vivos leva sua arte a escolas, universidades e bares da Capital

No Colégio Estadual Júlio de Castilhos, o Julinho, no bairro Santana, em Porto Alegre, cerca de 700 estudantes retomaram o ano letivo no período da manhã. Por volta das 7h30min, quando os portões da instituição foram abertos, havia uma grande movimentação nas proximidades da avenida João Pessoa. 

— Já não há mais uma restrição na presença dos alunos que percebíamos durante a pandemia, com exceção daqueles que contraem covid-19. Mas já estamos em uma situação de normalidade. Além disso, no retorno das férias os estudantes faltam menos pois ficam ansiosos para rever os colegas — afirma a a vice-diretora da escola, Paola Ribeiro.

Situação semelhante de movimentação foi vista no Colégio Protásio Alves, bairro Azenha, no início da manhã — no local, uma faixa recepcionava a comunidade escolar.

O recesso durou uma semana nas escolas estaduais. Nesta rede, o ano letivo deve terminar no dia 16 de dezembro, segundo o calendário divulgado pela Secretaria de Educação.  Cerca de 790 mil estudantes fazem parte da rede estadual de ensino, conforme a pasta. São 114 mil somente na capital gaúcha. 

 Na rede de escolas privadas, são outros 415 mil alunos que retomam as aulas nesta segunda-feira. Só em Porto Alegre, são 74 mil. Conforme o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe-RS), as instituições particulares tinham autonomia para organizar seus calendários, mas precisaram respeitar a semana passada (do dia 25 ao dia 29 de julho) para recesso dos professores. A questão está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho. As atividades escolares da rede privada seguem até dia 20 de dezembro. 

Rede municipal de Porto Alegre

Na rede municipal da Capital, são mais de 47 mil alunos retomando atividades nesta segunda, em instituições de  Ensino Fundamental e de Educação Infantil. O recesso durou duas semanas.  Para os estudantes da rede pública de Porto Alegre, o calendário vai até 23 de dezembro, incluindo oito sábados. 





MAIS SOBRE

Últimas Notícias