Notícias



Sem uma patinha

Resgatado, potro Saci faz tratamento e aguarda um novo lar no Hospital Veterinário Feevale

Animal foi encontrado por funcionário da Prefeitura de Campo Bom e teve o membro posterior amputado

24/02/2023 - 09h52min

Atualizada em: 24/02/2023 - 10h24min


GZH
GZH


Andrieli Siqueira / Universidade Feevale / Divulgação
Antes do procedimento, Saci não conseguia encostar a pata machucada no chão

O potro Saci, tratado pelo Hospital Veterinário Feevale (Hovet), em parceria com a prefeitura de Campo Bom, aguarda adoção. O animal tem cerca de 10 meses de idade e chegou ao local com uma lesão profunda no membro posterior, infecção generalizada, alterações no hemograma e desnutrição. Mas, agora, Saci se recuperou. Na época do resgate, pesava 118 quilos e, atualmente, está com 160.

O veterinário Mosael Taschetto, funcionário da prefeitura, entrou em contato com o Hovet em novembro do ano passado, após encontrar o cavalo abandonado. Segundo o professor de Medicina Veterinária da Universidade Feevale Gabriel Pereira, o animal foi medicado de imediato após sua chegada e foram realizados curativos urgentes para a restauração de seu estado clínico. 

LEIA MAIS
Após tutora falecer, cachorrinhas procuram nova família
Com ajuda do marido, voluntária cuida de mais de 20 animais na Restinga
Projeto pede ajuda para pagar exames e tratamento de cadelinha com cinomose

Após evolução no quadro de saúde nas primeiras semanas de atendimento, Saci foi submetido a uma cirurgia para a amputação de parte do membro posterior onde estava a lesão. O nome é inspirado no personagem do folclore brasileiro Saci-Pererê, que só tem uma perna. O procedimento foi realizado no centro cirúrgico de grandes animais do Hospital Veterinário da Feevale. 

– Decidimos, em conjunto com o veterinário Mosael e com o colega veterinário Henrique Mondardo Cardoso, da prefeitura de Canoas, realizar a amputação da região do metatarso do membro posterior do animal devido a problemas de cicatrização do tecido e sangramentos frequentes. O potro não tinha condições de encostar a pata no chão. Com a amputação, o animal poderá usar uma prótese, evitando futuras infecções e com um prognóstico favorável de vida – declara o professor.

Andrieli Siqueira / Universidade Feevale / Divulgação
O potro ganhou um adesivo com a foto do xará

Saci segue os tratamentos no Hovet, com o envolvimento e auxílio de alunos e funcionários do curso de Medicina Veterinária da Feevale, além dos monitores do setor de grandes animais do hospital. O potrinho estará disponível para adoção assim que o tratamento for encerrado e ele estiver adaptado à prótese. Interessados devem entrar em contato com o Hospital Veterinário Feevale, pelo telefone (51) 3597-5819.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias