Notícias



Esteio

Após dia de grande procura, vagas temporárias da Expointer já se esgotaram

Nesta sexta-feira, ao contrário do previsto, não haverá mais entrevistas. Vagas foram preenchidas antes do esperado

20/08/2015 - 18h34min

Atualizada em: 20/08/2015 - 18h34min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Omar Freitas / Agencia RBS
À tarde candidatos ainda aguardavam explicações em frente ao portão seis do Parque Assis Brasil

A alta procura de candidatos fez com que as vagas temporárias para trabalhar na Expointer, em Esteio, fossem preenchidas antes do término do período de seleção previsto pelas empresas contratadas para executar os serviços. A partir desta sexta-feira, segundo o presidente da Expointer, Sérgio Bandoca Foscarini da Silva, não haverá mais entrevistas.

Conforme ele, as empresas contratadas para cuidar da limpeza e da bilheteria "não sonhavam" que haveria tanta procura. Com tantos candidatos, as vagas que seriam preenchidas ao longo de dois ou três dias de seleção, acabaram bem antes da previsão inicial. 

Canoas abre 150 vagas para estagiários de níveis médio, técnico e superior

Para concorrer as 150 vagas para trabalhar na bilheteria - das quais as seleções ocorreriam nos dias 20 e 21 -, muitas pessoas passaram a noite na chuva em frente ao portão seis.

Deputados aprovam informação sobre raça em registros trabalhistas

Quem madrugou na Avenida Celina Chaves Kroeff - lateral do Parque de Exposições Assis Brasil, onde fica o portão seis -  garante que a fila chegou próxima à Estação Esteio, a pelo menos 500m dali, no começo da manhã desta quinta-feira.

Sete dicas para aprender a lidar com as decepções profissionais

Tempo

Em meio a tantos candidatos, ao invés de selecionar, a empresa Job Recursos Humanos, distribuiu fichas para 180 pessoas. O resto não conseguiu participar das entrevistas. A reportagem tentou falar com a empresa durante toda quinta-feira, mas não obteve retorno das ligações. Revoltados, os candidatos chegaram a fechar a rua, e a Brigada Militar foi chamada para evitar tumulto.

Saiba quando a aposentadoria por invalidez pode ser solicitada

- Queríamos ser ao menos atendidos, ninguém nos deu explicação. Seleção de candidatos não é distribuição de fichas - desabafou Geni Lucas, 63 anos e desempregada há dois. Moradora do Bairro Partenon, em Porto Alegre, chegou às 6h desta quinta esperança de garantir uma vaga.

Sem emprego há oito meses, Daniel Santos Willmes, 20 anos, saiu de Nova Santa Rita às 5h. Por volta das 16h, ainda estava sem almoço nem respostas, indignado que a seleção acabou sendo substituída pela distribuição de fichas para os primeiros da fila. 

- Eu cheguei e era um dos primeiros. Por volta das 9h30min, nos disseram para ir no portão principal, onde estaria havendo outra seleção. Fomos à toa e quando voltamos, os que estavam no fim da fila foram para frente. Só perdemos tempo.

Somadas as áreas de vigilância, limpeza, bilheteria e restaurante, a oferta chegou a 1.130 oportunidades. A empresa BH Produções e Serviços e Tedesco, selecionadas para os serviços de limpeza e que juntas ofereciam 650 vagas, selecionaram seus candidatos no início da semana.

Leia outras notícias do dia

Desemprego em alta

A intensa procura por vagas temporárias na Expointer, diferente do que ocorreria em anos anteriores, reflete a alta da taxa de desemprego. No país, o índice chegou a 7,5% em julho deste ano, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada pelo IBGE. A taxa é superior ao nível de 6,9% de junho deste ano e ao índice de 4,9% de julho de 2014.

Este é o índice mais alto para o mês de julho desde 2009, quando foi registrada uma taxa de 8%. Em todo país, a população desocupada ficou em 1,8 milhão, crescimento de 9,4% em relação a junho deste ano e de 56% em relação a julho de 2014.

As estatísticas apontam que mais de 662 mil pessoas no país buscaram trabalho entre julho do ano passado e o sétimo mês de 2015. Além de Porto Alegre, a PME inclui as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belo Horizonte.

Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias