Notícias



Seu Problema é Nosso

Após troca de poste, comunidade de Porto Alegre aguarda reconstrução na rede de esgoto

Estrutura ficou escorada por quase um mês até Ceee fazer a substituíção no último final de semana

31/01/2017 - 09h29min

Atualizada em: 31/01/2017 - 09h32min


No horário de verão, o sol não se põe antes das 20h, o calor é convidativo e as férias escolares motivam a criançada a brincar na rua – ainda mais se ela for sem saída, com pouco movimento. É o caso da Rua Francisco Silveira Dias Filho, no Jardim Itu Sabará, em Porto Alegre. Porém, a gurizada que brinca ali corre sério risco: um vazamento de esgoto corre pela via, a céu aberto.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Esta é uma das preocupações do aposentado Fábio da Silveira, 38 anos, que mora há dez anos no local e costuma ver a via cheia de crianças. A outra era um poste, que estava precariamente escorado – ele ficou em falso devido ao vazamento de esgoto, próximo ao número 120, que provocou um buraco na calçada.

Após contato do Diário Gaúcho, no final da semana passada, a Ceee trocou o poste no sábado (veja abaixo).

Jogo de empurra

Tanto a prefeitura quanto a Ceee já tinham sido acionadas pelos moradores, anteriormente, para resolver os problemas. No entanto, a situação ficou no meio de um jogo de empurra.

Fábio diz que o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) esteve no local há mais de um mês, tirou fotos do problema e foi embora, sem consertar. Caso semelhante aconteceu com a Ceee, que fez três vistorias, colocou uma estaca de madeira no poste e deixou o local.

– Quando falamos com o Dmae, eles dizem que a Ceee tem que trocar o poste primeiro para, depois, arrumarem o esgoto. Quando falamos com a Ceee, dizem que antes é preciso interromper o vazamento, refazer a canalização e, depois, eles entrariam em cena. Não sabemos mais a quem recorrer – queixou-se Fábio, na semana passada.

Leia mais
Camisa do Neymar vira esperança para Ana fazer cirurgia na coluna e voltar a ter uma vida normal
Levada em assalto, moto de açougueiro está parada há cinco meses em depósito por culpa da burocracia
Com cisto no braço direito, mulher de Sapucaia do Sul aguarda cirurgia de retirada há três anos pelo Sus

Problema maior

Vizinhos chegaram a colocar pedras no buraco, antes da troca do poste, para evitar que alguém caísse ali.

– O entupimento e o vazamento de esgoto vêm desde o início da rua. Isso já causou o afundamento de vários pontos da via, inclusive afetando um caminhão do lixo. Vão esperar um problema maior acontecer para tomarem providências? – questionou Fábio.

Reconstrução começa hoje

Para o Diário Gaúcho, não teve jogo de empurra: cada órgão assumiu sua responsabilidade e prometeu, na sua área, resolver o problema.

A Divisão de Conservação do Dep diz que iniciará hoje a reconstrução da rede, se não chover.

Já a Ceee explicou que o poste foi substituído no sábado passado – após contato do DG. Além disso, a Ceee comunicou a troca às empresas de telefonia e ao setor de iluminação pública da prefeitura para que eles façam os serviços que lhes competem – troca da lâmpada e colocação dos fios no lugar.

Produção: Shállon Teobaldo



MAIS SOBRE

Últimas Notícias