Praia das Pombas teve ingressos esgotados no final de semana - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

O retorno08/01/2017 | 19h33Atualizada em 10/01/2017 | 09h04

Praia das Pombas teve ingressos esgotados no final de semana

Mutirão fez manutenção da praia e possibilitou a reabertura para 700 visitantes nos dois dias

Praia das Pombas teve ingressos esgotados no final de semana Mateus Bruxel/Agencia RBS
Orla recebeu 700 visitantes nos dois dias Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

O casal Geneci dos Santos Ribeiro, 52 anos, e Marco Cabreira, 56 anos, do Bairro Tristeza, em Porto Alegre, acordou antes do sol nascer neste domingo por um motivo considerado nobre por eles: voltar à Praia das Pombas, no Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, que foi reaberta aos banhistas neste final de semana. Animados, Geneci e Marco chegaram ao portão principal da área por volta das 7h, duas horas antes da abertura. Foram os primeiros a entrar.
— Não nos importamos com a espera porque vale muito a pena. A água é limpa, a natureza linda e fomos muito bem atendidos — justificou Geneci, enquanto observava as margens de um Guaíba límpido.

Leia mais
Parque Estadual de Itapuã reabrirá a Praia das Pombas para visitação

Vovó de Itapuã ensina as lições para ter vitalidade aos 88 anos de vida
Em Itapuã, a arte vem do lixo
Como é andar na linha de ônibus mais longa em estrada de chão da Região Metropolitana


Segundo a gestora do parque, a bióloga Dayse Rocha, os 700 ingressos do final de semana — 350 no sábado e outros 350, no domingo — foram vendidos ao preço de R$ 6,77, cada. E teve fila de espera por procura. O único problema ocorreu entre meio-dia e 13h, quando não havia um funcionário disponível na bilhetagem. Pelo menos dez famílias que decidiram comprar na hora o ingresso neste horário tiveram que aguardar por uma hora até o retorno dele do almoço.
— Nesta semana, vamos discutir como ficará para o próximo final de semana. Não queremos deixar as pessoas esperando — explicou Dayse. 

Família
Uma das famílias que aguardou por uma hora foi a da dona de casa Vanessa Monteiro, 34 anos, e do vigilante Jeferson Lemos, 38 anos, do Bairro São Lucas, em Viamão. Eles decidiram esperar porque tinham conhecimento das dificuldades enfrentadas pelo parque. O casal garante que valeu a pena. A filha deles, Helena, quatro anos, e a sobrinha, Yasmin de Lemos, oito anos, aproveitaram cada segundo dentro da calmaria da Praia das Pombas.
— É uma praia para famílias, onde podemos deixar as crianças brincando sem nos preocuparmos com as ondas — justificou Vanessa, que posicionou a cadeira estrategicamente dentro da água para enfrentar os 31ºC.

Yamin  (saindo da água) e a família esperaram por uma hora para entrar Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

Na quarta-feira desta semana, o Diário Gaúcho mostrou o abandono  da última amostra do ecossistema e da paisagem original da Região Metropolitana de Porto Alegre. Com apenas dez funcionários, a área definhava e estava fechada, sem previsão de reabertura, devido ao descumprimento de cláusulas contratuais pela empresa terceirizada de manutenção e limpeza que terminou em rescisão contratual. Depois da publicação da reportagem, a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) convocou ou convidou guarda-parques de outros parques estaduais para um mutirão emergencial de manutenção da Praia das Pombas — o acesso às outras duas praias do parque, de Fora e da Pedreira, não serão liberados.
— Ainda não temos funcionários suficientes, e toda a ajuda é necessária. Estamos fazendo um esforço para atendermos a todos — afirmou Dayse. 

Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

Quem agradeceu o esforço foram banhistas como o motorista Rogério Oprach, 40 anos, de Eldorado do Sul, que, junto com seis familiares, percorreu 140km _ ida e volta — prometendo voltar nos próximos finais de semana.
— Isso aqui é um paraíso que precisa ser preservado para que as próximas gerações possam aproveitar também — afirmou, enquanto ensinava a filha Isabela, três anos, a nadar. 








 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • diario_gaucho

    diario_gaucho

    Diário Gaúchohttps://t.co/qsKaWvjgSDhá 3 minutosRetweet
  • ClaraGuimarae

    ClaraGuimarae

    Maria ClaraRT @rafavittibr: Nota publicada hoje pelo jornal Diário Gaúcho. 📰 Sobre o evento La Bella Kids do último fim-de-semana em Porto Alegre! htt…há 4 minutosRetweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros