Notícias



Seu Problema é Nosso

Aberto desde 2015 e com 4m de profundidade, buraco representa perigo em rua de Porto Alegre

Prefeitura garantiu vistoriar o local ainda nesta semana

10/04/2017 - 08h24min

Atualizada em: 10/04/2017 - 08h25min


Em outubro de 2015, um forte temporal atingiu Porto Alegre, causando muitos transtornos na cidade. Naquela época, um buraco se abriu na calçada em frente ao número 128 da Rua Sargento Manoel Arruda, no Bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre. Com o passar do tempo, mais outras chuvas, o peso dos veículos que por ali trafegam e a falta de conserto, a rachadura se transformou em uma cratera que, atualmente, está com cerca de 4m de profundidade e 3m de largura.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Não fosse o suficiente, o muro da casa está comprometido e, segundo a vendedora desempregada Jéssica da Silva Pereira, 25 anos, moradora do local desde que nasceu, corre o risco de desabar a qualquer momento.

Buraco comprometeu o muro da casa de Jéssica

Descaso

Durante a chuvarada, os bueiros da rua ficaram entupidos. Acúmulo de água e lixo, acredita Jéssica, contribuíram para o aumento do buraco. Desde o início, ela e a família entraram em contato com a prefeitura diversas vezes. Segundo ela, nenhum dos pedidos foi atendido.

– O Departamento de Esgotos Pluviais (Dep) esteve aqui quatro vezes. Fizeram vistoria, sinalizaram com cavalete, prometeram voltar com engenheiro e fechar a cratera, mas nada foi feito, e o buraco aumenta cada dia mais – reclama Jéssica.

Perigo e sujeira

A linha de ônibus 473 Jardim Carvalho/Jardim do Salso circula pela Sargento Manoel Arruda. O peso do ônibus faz a calçada estremecer a cada passada. Jéssica observou que essa movimentação pode ter feito o meio-fio da rua cair dentro do buraco.

O susto foi maior quando uma criança caiu ao lado do buraco e, por pouco, não teve ferimentos sérios.

– Além do perigo de cair nosso muro e, consequentemente, atingir a casa, alguém desatento pode não perceber o buraco e acabar sofrendo um acidente. Não bastasse, já flagramos vizinhos usando a cratera como “lixeira” e enchendo de entulhos. É muita falta de educação e descaso da prefeitura – desabafa a moradora.

Leia mais
Promotor de vendas não consegue retirar carro de depósito há três anos por conta da burocracia
Aposentada de Canoas aguarda cirurgia pelo Sus há quase seis anos: "Sem as próteses, não adianta nem morfina"
Sem limpeza há dois anos, terreno baldio em Alvorada vira depósito irregular de lixo

Vistoria acontecerá nesta semana

Em função de haver diversos protocolos registrados junto às secretarias municipais de Infraestrutura e Mobilidade Urbana e de Serviços Urbanos, as pastas estão fazendo um levantamento da situação para avaliar de quem são as responsabilidades pelo problema e, assim, poder tomar providências para resolvê-los.

Como medida imediata, foi determinada uma vistoria no local, por equipes das duas secretarias. O trabalho deverá acontecer nesta semana, de acordo com a prefeitura.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias