Notícias



Seu problema é nosso

Secretaria da Saúde não avisa sobre marcação e moradora de Viamão perde consulta que esperava há três anos

Nara precisa de atendimento especializado com ortopedista para tratar problemas na coluna e nos braços

04/07/2017 - 08h29min

Atualizada em: 04/07/2017 - 08h30min


Desde 2014, a ex-cuidadora Nara Sandra Santos de Mello, 49 anos, moradora de Viamão, aguarda por uma consulta com ortopedista via Sistema Único de Saúde (Sus). Foi por conta das fortes dores nos braços, pescoço, coluna e quadril que ela precisou parar de trabalhar. Além da consulta especializada, Nara também espera, há um ano, por uma ressonância no pescoço.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Ela conta que, desde que o clínico geral solicitou a consulta com ortopedista, vai semanalmente até a Secretaria Municipal da Saúde verificar a situação. Depois de tanto tempo, quando finalmente recebeu uma notícia, era ruim. De acordo com Nara, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) liberou a consulta para maio deste ano. Contudo, a paciente afirma que não foi avisada sobre o compromisso pelo município – mesmo estando com seus telefones atualizados no sistema da prefeitura.

– Eu moro perto da secretaria, por isso vou lá direto. Meus contatos estão todos atualizados, não troco de número há muito tempo. Eles não me avisaram, e acabei perdendo a consulta. Só descobri porque liguei direto para o Estado – diz ela.

Após muita insistência, ela conseguiu que a solicitação fosse inserida novamente no sistema. Depois dos desencontros, porém, não imaginava que a demora seria tanta.

– Me entregaram o papel do pedido de consulta, e ali diz que esperarei 718 dias. É muito tempo, e não aguento mais de dor, não posso caminhar muito, subir escadas, deixo as coisas caírem porque perco a força dos braços. É terrível – desabafa Nara.

Com bursite, tendinopatia, tendinite calcificante no ombro direito e orteoastrose erosiva nos quadris, a ex-cuidadora não sabe que tipo de tratamento fazer, sem antes passar pelo especialista, para pelo menos amenizar os problemas de saúde.

Secretário admite: prefeitura falhou

Ao Diário Gaúcho, o secretário da Saúde de Viamão, Luis Augusto Carvalho, admitiu que a paciente Nara não foi avisada sobre a consulta especializada com ortopedista devido a um erro na Secretaria. A SES agendou o atendimento de Nara para o dia 5 de maio deste ano, às 8h, na Santa Casa, em Porto Alegre. Entretanto, a prefeitura não confirmou o agendamento no sistema de marcação nem avisou a moradora. E a consulta foi cancelada.

Leia mais
Deficientes físicos, casal faz campanha na internet para arrecadar R$ 14 mil e trocar cadeiras motorizadas
Secretaria da Saúde libera leite especial para menina de Canoas após três meses de espera
Morador de Gravataí que teve comércio alagado no início de junho teme novas cheias se Arroio Barnabé não for limpo

Após Nara procurar a Secretaria da Saúde em Viamão e o órgão constatar o erro, Luis confirma que ela foi novamente inserida no sistema. Sobre o prazo de cerca de 700 dias, ele afirma que é um padrão do sistema, mas que existe a possibilidade de ela ser chamada antes. Porém, o secretário não pôde definir um prazo:

– Estou encaminhando um e-mail para a Secretaria Estadual da Saúde pedindo prioridade para o caso de Nara.

Sobre a ressonância, o pedido de exame foi inserido na central de marcações no dia 12 de maio de 2016, e o período aproximado de espera é de um ano e meio. Por isso, Nara deve aguardar o chamado.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias