Notícias



Problema resolvido

Secretaria da Saúde libera leite especial para menina de Canoas após três meses de espera

Com o alimento garantido, saúde de Maria Valentina melhorou

30/06/2017 - 08h08min

Atualizada em: 30/06/2017 - 08h09min


A pequena Maria Valentina Menezes Cezar da Silva completa dez meses nesta sexta-feira e tem um motivo a mais para comemorar. Com alergia a proteína do leite de vaca (APLV), ovo, outros alimentos e alguns medicamentos, a bebê teve o alimento especial Neocate LCP liberado pelo Estado no dia 7 de junho.

A história de Maria Valentina foi contada no Diário Gaúcho no dia 2 de junho e, à época, a mãe da menina, a dona de casa Daniela de Fátima Menezes Cezar, 24 anos, já aguardava havia três meses pelo leite. O pedido tinha sido aprovado, mas o alimento estava em falta na farmácia pública de Canoas, onde elas moram.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Em resposta, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que o Neocate LCP não estava em falta no sistema do Estado. A Secretaria Municipal da Saúde de Canoas liberou três latas em caráter emergencial, mas, conforme Daniela, poucos dias depois, já avisou que o lote de dez latas a que Maria Valentina tem direito por mês estava disponível.

Dieta especial

– Foi um alívio, porque cada unidade custa cerca de R$ 200, e não temos condições de pagar esse valor. Agora, a Secretaria da Saúde de Canoas está bem mais atenciosa, já ligaram para avisar que o novo lote estará disponível dia 16 de julho e sempre perguntam se estou sendo bem atendida – conta Daniela.

Leia mais
Morador de Gravataí que teve comércio alagado no início de junho teme novas cheias se Arroio Barnabé não for limpo
Obra de pavimentação e canalização da Estrada da Branquinha está abandonada desde setembro de 2016
Mãe de sete filhos, diarista vai ganhar casa nova e projeto social pede doações para erguer a moradia

Inicialmente, o laudo médico de Maria Valentina exigia 16 latas de 400g por mês. Entretanto, apenas dez foram aprovadas pela Coordenação de Assistência Farmacêutica. Com acompanhamento pediátrico, a menina está fazendo introdução de outros alimentos, e a mãe já notou melhoras.

– A quantidade está ideal, porque ela começou a comer outras coisas, as crises de alergia diminuíram bastante e a dieta especial tem sido fundamental para esse avanço – diz Daniela.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias