Notícias



Seu problema é nosso

Buraco de rua completa um ano e moradores organizam aniversário

Moradores da Vila Elza, em Viamão, na Região Metropolitana, acharam um jeito inusitado de cobrar o poder público

18/08/2017 - 10h36min

Atualizada em: 18/08/2017 - 10h40min


A cratera fica perto de uma parada de ônibus

Os moradores da Vila Elza, em Viamão, acharam um jeito inusitado de cobrar o poder público. Para mostrar o descaso da prefeitura com um buraco que se abriu na esquina das ruas Lúcio Machado de Oliveira com Catulino Antunes Morém, eles vão fazer uma festa de aniversário.

Leia mais
Corte de árvores no Parque Chico Mendes intriga moradores na Zona Norte
Demora no atendimento de criança com queimadura revolta a família
Falta de limpeza em reservatórios do Dmae prejudica moradores de Porto Alegre

A abertura no solo está completando um ano, e a Associação de Ação Social dos Amigos, Moradores, Escolas, Comércios e Igrejas das Vilas Elza, Helenita e Vila Nova (Ameci) resolveu “ comemorar”.

A festa, que tem como objetivo chamar a atenção para o problema que afeta os moradores da região, está prevista para ocorrer amanhã à tarde. Em evento criado no Facebook, mais de 150 pessoas já confirmaram presença na comemoração às avessas. E 370 mostraram interesse em comparecer ao local.

Cama elástica

Membro da Ameci, o comerciante Alexandre Ribeiro, 41 anos, conta que a expectativa é de que 400 pessoas compareçam ao evento. Segundo ele, parte da rua será fechada, e uma cama elástica será montada no local. Mas quem quiser levar os filhos para pular no brinquedo terá, antes, de tirar uma foto ao lado do buraco, usando um nariz de palhaço.

Leia outras reportagens da seção Seu Problema é Nosso

– É um jeito que achamos para mostrar como a gente se sente nesta situação. É uma forma de protestar e chamar a atenção do poder público. O objetivo é tirar uma foto de todos com nariz de palhaço ao redor do buraco – explica o morador.

Para Alexandre, somente dois fatos podem mudar os planos dos moradores. Em caso de chuva, o evento será adiado para o sábado seguinte. E, se a prefeitura aparecer ainda hoje para resolver o problema, o aniversário será cancelado. Alexandre ironiza: acredita que a chance de chuva é maior.

Demora

Conforme o membro da Ameci, o problema começou quando um caminhão passou pelo local e quebrou a tampa do bueiro que fica naquela esquina. Logo, os moradores procuraram ajuda da prefeitura, mas nada foi resolvido.

Com o passar do tempo, água das chuvas e grandes galhos foram escoados para dentro da cratera, entupindo as tubulações e fazendo o solo ceder ainda mais – deixando maior a abertura.

Leia outras reportagens da seção Seu Problema é Nosso

– Se tivessem vindo resolver quando reclamamos da primeira vez, não estaria assim, hoje. Pessoas já caíram ali e, todos os dias, muitas crianças passam pela rua para ir até a escola – relata Alexandre.

Conserto será feito na próxima semana

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) explicou que os troncos das árvores cortadas são reaproveitados pela equipe no próprio parque, na construção de escadas e bancos que ficarão fixos no local.

*Produção: Alberi Neto



MAIS SOBRE

Últimas Notícias