Notícias



Seu problema é nosso

Moradora de Alvorada está há um ano esperando consulta com gastroenterologista

A espera está sendo tão grande que a paciente teve que refazer o requerimento que tinha vencido

05/10/2017 - 09h39min

Atualizada em: 05/10/2017 - 09h40min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Maria espera há um ano por consulta para poder iniciar seu tratamento

Maria Loraci Pereira Baunhardt, 64 anos, é auxiliar de cozinha aposentada, mora no bairro Umbu 2, em Alvorada, e, em agosto de 2016, foi diagnosticada com hepatite C. Desde então, batalha para conseguir consulta com um gastroenterologista e exames essenciais para o seu tratamento. A espera está sendo tão grande que teve que refazer o requerimento que tinha vencido. 

Leia mais
Menino precisa de leite especial para se alimentar em Gravataí
Cadeirante fica no corredor do ônibus por falta de lugar acessível
Estrada Passo do Nazário sofre com a falta de manutenção, na Região Metropolitana

— Já tenho 64 anos, não posso esperar todo esse tempo. Preciso desses exames para continuar o tratamento — conta Maria. 

Inicialmente, quando recebeu o diagnóstico, no posto Nova Americana, a médica clínica geral solicitou a consulta com um especialista em Gastroenterologista, que cuida do sistema digestório — órgãos como boca, esôfago, estômago e fígado, sendo este último o principal afetado pela doença. 

Assim, poderá investigar a evolução da doença em seu corpo, e tratar de acordo com a necessidade. Depois de uma espera de mais de um ano, Maria conseguiu marcar os exames de sangue, urina e fezes para o dia 1º de novembro. 

Entretanto, a importante consulta com o gastro, que vai dar início ao tratamento, ainda não tem previsão para ser realizada. 

— Tudo que eu como faz mal, tenho muita azia e refluxo, preciso dormir escorada. Acho que é problema no fígado — relata Maria. 

Diagnóstico 

A hepatite C é causada pelo vírus VHC, que é transmitido principalmente por sangue contaminado. A infecção pode acontecer através do contato sexual e por via perinatal (da mãe para filho), durante a gravidez e o parto, assim como pelo compartilhamento de seringas, agulhas ou de instrumentos para manicure, pedicure, tatuagem e colocação de piercing. 

Leia outras reportagens da seção Seu Problema é Nosso   

Normalmente, não são apresentados sintomas visíveis, e a maioria dos portadores só percebe que está doente anos após o contato com o vírus, quando já apresenta um quadro grave de hepatite crônica com risco de desenvolver complicações, como cirrose, câncer no fígado e insuficiência hepática. 

Ao contrário dos tipos A e B, ainda não existe vacina contra a hepatite C, mas ela é uma das poucas enfermidades crônicas que pode ser curada. Quando não é possível, o tratamento busca conter a progressão da doença e evitar as complicações. 

— Por enquanto, não faço nenhum tratamento, tenho que esperar a consulta com o gastro e os exames. Não estou tomando nenhum remédio — explica Maria. 

Prefeitura não deu resposta sobre caso 

Até o fechamento da reportagem, a prefeitura de Alvorada não deu uma resposta em relação à demora para realizar os exames e a consulta de Maria Loraci Pereira Baunhardt. A assessoria de comunicação explicou que o responsável pela área da saúde, que esclareceria a situação, esteve em reunião com gestores durante todo o dia. 

*Produção: Letícia Gomes

Leia outras reportagens da seção Seu Problema é Nosso



MAIS SOBRE

Últimas Notícias