Notícias



Seu problema é nosso

Bebê precisa de doações para concluir tratamento contra doença rara

O tumor de Helena, rabdóide, é agressivo. Ele é mais comum na infância e costuma se desenvolver no cérebro ou no coração, mas atingiu o rim da menina, que precisou ser removido

26/03/2018 - 13h11min

Atualizada em: 26/03/2018 - 13h34min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Helena é a pequena guerreira do bairro Lomba do Pinheiro

Com apenas um ano e dois meses de vida, Helena de Souza Barboza, do bairro Lomba do Pinheiro, na Capital, já superou muitos obstáculos. Agora, sua família precisa de ajuda para ultrapassar mais um: finalizar o tratamento contra um tumor no rim esquerdo da criança, descoberto em 1 º de novembro do ano passado. 

Leia mais
Mãe recebe laudo pericial do IGP somente três meses após morte do filho, em Bagé
Bebê espera por cirurgia no crânio que já foi adiada três vezes, em Porto Alegre
Há três meses com a perna quebrada, morador de Esteio ainda não sabe se precisará de cirurgia

O último ciclo de quimioterapia pelo qual Helena precisa passar é feito com um medicamento diferente do usado nas outras sessões. A tepadina — substância utilizada — prepara o corpo para receber o transplante de células boas. Elas têm como objetivo prevenir que a doença retorne. 

A família abriu uma vaquinha online, onde pretende arrecadar o dinheiro necessário para a compra do remédio. A intenção é angariar R$ 39 mil. Deste total, R$ 7.055,20 haviam sido doados para a família até ontem à tarde. 

Descoberta 

— A Helena lutou muito para chegar onde está agora, estamos na fase final do tratamento. E, sem essa última quimioterapia, ela vai ter que repetir grande parte do que já fez — conta a mãe, a dona de casa Michele de Souza Leite, 29 anos. 

Após vômitos intensos, picos de febre, amarelamento da pele e tratamentos com antibióticos que falharam, Michele levou a filha ao Hospital Presidente Vargas. Lá, uma ecografia foi realizada, e Helena foi encaminhada com urgência ao Hospital de Clínicas

A criança fez cinco sessões de quimioterapia no HCPA. O tratamento não funcionou, e o tumor dobrou de tamanho. No dia 27 de novembro, a pequena foi encaminhada para uma cirurgia de remoção do rim esquerdo. 

— Os médicos não podiam nem dizer se sairia viva. Ela estava com a pressão muito alta e, por ser tão novinha, a cirurgia era de alto risco — relembra a mãe. 

Depois de uma operação bem sucedida, Helena ainda precisou fazer seis ciclos de quimioterapia. Há um mês, a família já estava com os documentos prontos para pedir o pagamento da fase final do tratamento, que não é disponibilizado pelo SUS. 

A Defensoria Pública agendou uma perícia para o dia 5 de abril para saber se o governo custeará a última etapa do tratamento. A espera por essa perícia impediria a continuação normal da terapia. Agora, Michele busca a solidariedade para adquirir a medicação: 

— No dia 5, já precisamos estar começando a nova quimioterapia. Os médicos disseram que, se o último ciclo não for feito logo, Helena vai ter que repetir algumas sessões pelas quais já passou. É um processo doloroso para ela e pode acabar prejudicando o organismo. 

Tumor é raro e agressivo 

A família tem até amanhã para adquirir o remédio usado na quimioterapia, já que o produto demora de 15 a 20 dias para ser entregue. Se ele for aplicado a tempo e tiver um retorno positivo, o transplante das células boas — que foram coletadas previamente — será feito, o que representa uma importante barreira para que a doença não retorne. 

O tumor dela, rabdóide, é raro e agressivo. Ele é mais comum na infância e costuma se desenvolver no cérebro ou no coração. Para finalizar o tratamento de Helena, deve- se aplicar a tepadina, que prepara o corpo para receber o transplante de células boas. 

— Precisamos terminar essa fase, assim a Helena pode ser curada. Ela é a menina sorriso daqui, queremos que ela tenha uma boa vida — explica Michele.  

Saiba como ajudar 

— As doações podem ser feitas na vaquinha online.

— Também é possível fazer depósito bancário no Bradesco, agência 1565, conta 00054550, em nome de Vinicius Oliveira Barboza, pai de Helena.

*Produção: Leticia Gomes

Leia outras reportagens da seção Seu Problema é Nosso



MAIS SOBRE

Últimas Notícias