Notícias



Seu problema é nosso

Paciente aguarda por exame desde julho em Viamão

Suzana precisa passar por uma tomografia e uma ultrassonografia. A tomo foi realizada no mês passado, em 15 de março. Já o ultrassom, ela aguarda há oito meses

04/04/2018 - 09h57min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Laudo mostra problema de leitora

— É uma dor horrível, que arde. 

Essa é a definição do sofrimento da moradora de Viamão Suzana Souza da Silva, 48 anos. Há anos, ela sofre consequências de um problema de saúde: a existência de pedras nos rins. O ápice da dor aconteceu há três anos, quando teve de deixar seu trabalho como auxiliar de serviços gerais em uma escola de Educação Infantil. 

Leia mais
Falta de pavimentação em rua incomoda moradores de Torres, no Litoral Norte
Erro de preenchimento no sistema adia cirurgia bariátrica de rodoviário na Capital
Com ajuda de leitores do Diário, menino consegue custear tratamento de síndrome rara

Para ser encaminhada para um hospital, Suzana recebeu a solicitação de dois exames: tomografia e ultrassonografia. O primeiro foi realizado no mês passado, em 15 de março. O segundo, entretanto, ainda não aconteceu, contando uma espera de mais de oito meses. 

Exame 

O pedido da ultrassonografia de abdome superior foi feito no dia 11 de julho de 2017, na Unidade Básica de Saúde Santa Cecília. Sem o exame, Suzana não consegue voltar à UBS para receber o encaminhamento para um hospital. 

— Cheguei a ser medicada com morfina, quando estive internada. Hoje, os remédios não fazem mais efeito, as pedras estão grandes demais. A solução é a cirurgia — opina. 

Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Suzana sofre com dores

Enquanto isso, a moradora de Viamão aguarda em casa, convivendo com a dor que a impede de caminhar, subir escadas e até mesmo dormir. 

— Nunca me deram um prazo, só dizem que há uma longa fila de espera e que é necessário esperar — lamenta. 

Marcação para o dia 25 deste mês 

Em contato com o secretário de Saúde de Viamão, Luis Augusto Carvalho, a reportagem foi informada de que Suzana teve seu exame agendado pela Secretaria Municipal de Saúde para o final deste mês: dia 25 de abril, às 7h. 

Ele salientou que o tempo de espera varia conforme o exame solicitado. 

*Produção: Eduarda Endler 

Leia outras reportagens da seção Seu Problema é Nosso 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias