Notícias



Seu problema é nosso

Família está há seis meses sem receber aluguel social, em Porto Alegre

Ivan Lima, morador da Zona Sul, está sem o benefício desde novembro, quando tentou renová-lo junto ao Demhab

09/05/2018 - 09h42min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Ivan e a mãe, Maria, não têm como pagar pelas moradias

Desde novembro do ano passado, o bombeiro civil Ivan Luís Santos de Lima, 31 anos, vem sofrendo com problemas no pagamento do seu aluguel social — benefício mensal concedido pela prefeitura para atender, em caráter de urgência, famílias que se encontram sem moradia.

Leia mais
Paciente aguarda há três anos por cirurgia bariátrica, em Canoas
Jovem espera há cinco anos por tratamento para doença nas articulações, em Gravataí
Depois de sete meses, cratera em calçada da Capital é consertada 

Morador do bairro Campo Novo, na zona sul de Porto Alegre, ele faz parte do programa há cerca de cinco anos. Entretanto, desde a última renovação, no final de 2017, o valor de R$ 500 deixou de ser repassado pela prefeitura. 

— Eu ligo diariamente para o Demhab (Departamento Municipal de Habitação). Porém, só me dizem que o meu contrato está na mesa do diretor, sem previsão de ser assinado — conta Ivan. 

Mãe do bombeiro, a doméstica Maria Geneci Silva dos Santos, 60 anos, também depende do benefício e enfrenta a mesma situação do filho. Os dois moram em casas próximas no bairro da Zona Sul. 

Obra da Copa 

Em 2013, Ivan e Maria Geneci foram informados de que teriam de deixar suas casas na Vila Pedreira, no bairro Cruzeiro. O motivo eram as obras de duplicação da Avenida Tronco, na Zona Sul. A modificação da via era uma das promessas para a Copa do Mundo de 2014. Entretanto, até hoje, ainda não foi concluída

Desde a retirada da Vila Pedreira, o bombeiro civil e a mãe recebem o mesmo valor da prefeitura, sem reajustes. Segundo Ivan, "mesmo que o aluguel aumente, que o locatário faça novas exigências ou que eles precisem se mudar e pagar uma nova caução", o repasse municipal segue sendo de R$ 500. 

— Não fomos nós que pedimos para sair das nossas casas. A prefeitura que nos retirou e nos fez procurar outra casa para morar. Então, eles precisam arcar com esse aluguel — protesta Ivan. 

E o atraso no pagamento acaba gerando uma situação constrangedora para o morador. Ele conta que já não sabe mais como explicar ao dono da residência o motivo de a prefeitura não estar repassando o dinheiro. 

Demhab não dá prazo para contrato 

O Demhab informou que a demora na assinatura dos contratos de Ivan e Maria Geneci se deve a problemas na renovação do benefício, que deve ser revalidado a cada seis meses. 

No final do ano passado, na mesma época em que os documentos do bombeiro e da doméstica foram entregues, o aluguel social estava passando por uma auditoria da prefeitura para evitar fraudes no repasse dos recursos. 

Assim, depois de entregar os contratos ao Demhab, Ivan e a mãe tiveram os papéis encaminhados para a Procuradoria- Geral do Município (PGM) para que fossem auditados. Isso ocorreu em dezembro, conforme explicou o órgão de habitação do município. 

O Demhab não soube especificar quando a PGM devolveu os contratos ao departamento, por que eles ainda não foram assinados e se o problema tem afetado outras famílias. O órgão limitou-se a dizer que a assinatura deve ocorrer nos próximos dias, mas sem um prazo definitivo, e que existem cerca de 50 contratos na mesma situação.

*Produção: Alberi Neto

Leia outras reportagens da seção Seu Problema é Nosso



MAIS SOBRE

Últimas Notícias