Notícias



Seu problema é nosso

Avenida com poste no asfalto é sinalizada depois de reportagem do Diário

Depois de uma obra do Hospital Veterinário da região, a rua sofreu uma ampliação, ocupando o espaço da calçada

28/09/2018 - 09h55min


Robinson Estrásulas / Agência RBS
Nesta quinta-feira, pista havia recebido pintura e identificação de refúgio

Na terça-feira (25), o Diário Gaúcho mostrou a situação da Avenida Bérico José Bernardes, no bairro Planalto, em Viamão, onde há um poste de iluminação pública em meio à via. Depois de uma obra do Hospital Veterinário, a rua sofreu uma ampliação, ocupando o espaço da calçada.

Leia mais
Em Viamão, poste no meio da via intriga leitor
Buraco na calçada atrapalha pedestres há dois meses, em Porto Alegre
Idosa sofre com constante falta de remédio para tratar cardiopatia, em Viamão

Desde então, o pilar está no local de circulação de automóveis — sem ter sido removido para a calçada. 

Jogo de empurra 

Após o contato da reportagem com a prefeitura de Viamão, o trecho da avenida foi sinalizado com placas, cones e faixas, alertando sobre o perigo. Segundo o comerciante Daniel Batista, 46 anos, a situação lhe causava vergonha por causa do descaso com a população. 

Na manhã de ontem, Daniel comentou sua surpresa, de que haviam assinalado o perigo da avenida na noite de quarta-feira. 

— Agora está melhor, todo mundo pode ver, pintaram o chão. Imagine, antes tinha um poste no meio de uma faixa muito movimentada e pouco iluminada — comenta o comerciante. 

Após contato da reportagem com a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE) e a prefeitura de Viamão, ambas administrações afirmaram não serem responsáveis pela obra. Segundo a companhia de energia, ela é apenas encarregada de aprovar o projeto elétrico de uma obra, como a da Avenida Bérico José Bernardes. 

Infraestrutura 

Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Há uma semana, não havia sinalização nenhuma no local

A empresa salientou que o projeto de deslocamento do poste já havia sido aprovado pela CEEE em 3 de maio deste ano. Já a prefeitura alegou que havia solicitado a remoção do poste para a calçada e que o remanejo estaria pendente de liberação por parte da CEEE, que teria dado até 30 dias para solução do caso. 

No dia seguinte à publicação no Diário, quarta- feira, a assessoria de imprensa do município entrou em contato com a reportagem afirmando que, segundo o Termo de Compromisso da obra, a responsabilidade pela mudança do poste é do Hospital Veterinário — criado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade de Porto Alegre ( Smams) —, que é incumbido de cuidar da infraestrutura viária de seu acesso. 

A prefeitura de Viamão, dessa forma, é apenas responsável por acompanhar e fiscalizar essa atividade. 

Prazo para execução da obra: "Em breve" 

Em nota, Smams afirmou que a realocação do poste de luz, vinculado à obra da contrapartida da Unidade de Saúde Animal Victória — Hospital Veterinário, licenciada pela prefeitura de Viamão e executada no município, deve ser realizada em breve. 

Isso ocorrerá assim que houver a autorização para executar o serviço, enviada pela CEEE. Como informado na primeira reportagem, o projeto de deslocamento já havia sido aprovado pela CEEE em 3 de maio, porém, a Secretaria não tinha essa informação. 

Robinson Estrásulas / Agência RBS
No início desta semana, prefeitura colocou cones e fitas

*Produção: Eduarda Endler

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso



MAIS SOBRE

Últimas Notícias