Notícias



Seu problema é nosso

Banda comunitária formada por jovens de Viamão busca apoio para participar de competição regional

Para seguir na sequência de vitórias, a Banda Comunitária de Viamão (BCV) organizou uma vaquinha para competir no Campeonato Sul-Brasileiro de Bandas Marciais e Fanfarras de 2018

29/10/2018 - 09h43min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Grupo se apresenta em competições locais

A Banda Comunitária de Viamão (BCV) é um projeto social que reúne jovens e crianças no bairro Santa Isabel. Para seguir na sequência de vitórias — tanto em campeonatos quanto na vida da gurizada que participa —, a banda organizou uma vaquinha online para competir no Campeonato Sul-Brasileiro de Bandas Marciais e Fanfarras de 2018. 

Leia mais
Calçada é consertada na Avenida do Forte, em Porto Alegre, após reportagem do Diário
Entenda como serão as centrais criadas pelo INSS para agilizar o atendimento dos pedidos de aposentadoria
Infiltrações preocupam moradores de prédio antigo do bairro Floresta, em Porto Alegre

O evento ocorre nos dias 16 e 17, em Capão da Canoa, no Litoral, mas não há dinheiro suficiente no caixa da gurizada para participar da disputa. A ação tenta levantar R$ 1 mil e, até ontem à tarde, havia obtido R$ 875. O valor será utilizado para pagar transporte, alimentação e estadia durante a competição. 

Além desse esforço, pais de integrantes e voluntários da BCV também organizam eventos e, com a venda de lanches, arrecadam fundos para manter as atividades e comprar instrumentos. 

Sonhos 

Criada em 2016, a BCV foi idealizada pelo professor de música da rede municipal de Viamão Éwerton Souza, 23 anos. A banda atende 45 jovens, dos oito aos 24 anos. Aos sábados, eles ensaiam na Associação Esportiva e Recreativa do Bairro Índio Jari. As atividades são realizadas durante todo o ano. 

— A banda possui alguns instrumentos próprios, que recebeu de doações. Para as apresentações, conta com o empréstimo dos instrumentos da Escola Estadual Rui Barbosa — explica Éwerton.

Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Alegria é o lema da garotada

A banda, conforme o professor, é um instrumento social de incentivo à organização, à responsabilidade, à melhora da autoestima dos participantes e ao desenvolvimento de trabalho em grupo. 

O professor acredita que o envolvimento dos jovens com a banda afasta-os do caminho das drogas, além de despertar a sensibilidade e o respeito por si e pelo próximo. Ao longo de seus dois anos, o grupo garantiu premiações em competições regionais e estaduais. Estudante do 2 º ano do Ensino Médio da rede estadual de Viamão e componente da BCV, Maria Eduarda Reis, 17 anos, conta que viu o grupo "nascer" e cresceu com a banda: 

— A BCV me mostrou o quanto eu sou capaz de realizar meus sonhos. 

"A postura deles é linda" 

A auxiliar administrativa Angela Ribeiro da Silva, 42 anos, é voluntária na banda e ajuda na organização dos eventos. Ela considera gratificante se envolver com a BCV, que acredita incentivar a disciplina e a cultura nos jovens. 

— É muito bom se reunir pelo bem. A postura deles é linda. Cada um é responsável, eles mesmos limpam os instrumentos — conta Angela.

Entretanto, a banda não tem auxílio de nenhuma instituição ou empresa e necessita constantemente levantar fundos para sua manutenção. 

— Eles não têm ninguém que ajude financeiramente — relata a voluntária. 

Saiba como ajudar

— Doe através da vaquinha online criada pela BCV, em bit.ly/BandaViamao.
— Clique no botão verde onde se lê "Contribua".
— Faça um cadastro e escolha a forma de pagamento.
— Clique em "Contribuir", ao final do cadastro. 

Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Ensaios da banda ocorrem aos finais de semana

*Produção: Ásafe Bueno

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso



MAIS SOBRE

Últimas Notícias