Notícias



Seu Problema é Nosso

Bebê precisa de respirador mecânico para poder sair do hospital, em Arroio Grande

Hospitalizado em Pelotas desde seu nascimento, Lucca Cunha sofre da síndrome de Dandy-Walker

12/11/2018 - 10h30min


Arquivo Pessoal / Leitor DG
Flávia, Lucca (E) e Enzo (D)

O pequeno Lucca Cunha, um ano, ainda não conhece seu lar. Hospitalizado em Pelotas desde seu nascimento, o bebê sofre da síndrome de Dandy-Walker – uma malformação no cérebro – e precisa de um respirador mecânico para poder morar com sua mãe, Flavia Cardoso, 24 anos, em Arroio Grande, também no Sul do Estado. 

 Leia mais
Moradora de Viamão busca há cinco anos tratamento para ruptura de ligamento do joelho
Abandono de escadaria causa medo em moradores do bairro São José, em Porto Alegre
Após reportagem sobre falta de remédio, leitor recebe doação de 700 comprimidos

A doença foi descoberta ainda na gestação, durante uma ultrassonografia. Flavia já era mãe de Enzo, três anos, que também sofre de um problema raro, a síndrome de West. A doença causa espasmos e afeta as capacidades cerebrais. O comunicado dos médicos abalou Flavia. 

– Naquela hora, parecia que meu mundo iria desabar. Eles me diziam que eu poderia perdê- lo na barriga ou que ele poderia vir a óbito quando nascesse. Mas sempre segui lutando – conta. 

Dificuldades Segundo Flavia, desde o nascimento de Lucca, cada dia é uma batalha vencida. Até os dois meses de vida, o bebê estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel). 

– Ele tinha que ser transferido para uma UTI pediátrica, mas não tinha naquele hospital. Então, precisou ser entubado para a transferência ao Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Chegando lá, não conseguiram tirá- lo mais do tubo – relembra Flavia. 

Viagem Impossibilitada de trabalhar devido à necessidade de cuidar de Lucca e Enzo, Flavia teve que voltar a morar com os pais. Além disso, ela tem que se deslocar semanalmente ao hospital, em Pelotas. A distância é de cerca de 95 quilômetros, e a viagem dura uma hora e meia. 

Para Lucca poder morar com a mãe, que reside no município de Arroio Grande, é necessário que haja uma estrutura semelhante à de um hospital. Para isso, Flavia tenta arrecadar R$ 50 mil para a compra de um respirador mecânico hospitalar. 

– Acho que meu filho deveria ter a oportunidade de vir pra casa. Conviver com a mãe e com o irmãozinho dele. Estou tentando de tudo. Não perco minha fé – afirma Flávia. 

Saiba como contribuir

/// Acesse a vaquinha online.

/// Clique no botão verde onde se lê "Contribua". Faça um pequeno cadastro e escolha a forma de pagamento. 

/// Clique em "Contribuir", ao final do cadastro.

/// Doações em dinheiro: Agência 4809, operação 013, conta corrente 00002352-4, Caixa Econômica Federal, em nome de Flavia Medeiros Cardoso.

Produção: Ásafe Bueno

 Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias