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Demora nos ônibus de Viamão  gera reclamações entre passageiros

Usuários do transporte coletivo de Viamão reclamam de atraso nas linhas municipais e intermunicipais. Há relatos de mais de uma hora de espera. 

28/11/2018 - 07h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
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Félix Zucco / Agência RBS
Demora entre um horário e outro gera filas no terminal no centro da cidade

Paciência. Esta é a palavra que guia os usuários do transporte público em Viamão. Isso porque, segundo os passageiros, os horários dos coletivos não costumam ser cumpridos — ou são muito espaçados entre um ônibus e outro. Assim, é preciso calma para aguardar pelos veículos. O problema afeta tanto as linhas municipais quanto as que vem até a Capital, ambas operadas pela empresa Viamão.

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Na Parada 42, na região do bairro Viamópolis, por exemplo, usuários relatam espera superior a meia hora em linhas como Florescente, Universal e Vila Elza, tanto nos itinerários que circulam dentro de Viamão, quanto nos que vêm até a Capital. O local também é onde os usuários podem fazer a integração entre as linhas que vêm da Capital com as municipais. 

Usuária da linha Florescente, a auxiliar de cozinha Anderlise Franciele de Campos Bica, 24 anos, sofre com as demoras e a falta de cumprimentos dos horários.

— Hoje (ontem) demorou tanto que precisei pegar outro ônibus, fazer uma baldeação e gastar mais com passagem. A gente acaba saindo no prejuízo — reclama Anderlise. 

Na visão da auxiliar de cozinha, as condições dos veículos também incomodam, em alguns casos:

— Já peguei ônibus que estavam bem sujos, com muita poeira.

Usuária da linha Vila Elza, a cabeleireira aposentada Rosane Fernandes Aguirre, 59 anos, não se preocupa tanto com a condição dos veículos, mas sim com os atrasos. Na manhã de ontem, ela já aguardava há mais de uma hora na Parada 42.

— Não sei por que demora tanto até vir o ônibus. Muitas vezes, eu desisto de sair de casa, principalmente, aos finais de semana.

Complicado

O principal terminal de ônibus de Viamão fica no Centro, ao lado da sede da empresa que opera o transporte público no município. Os olhares ansiosos de quem espera se voltam para o portão da companhia a cada novo veículo que sai. A expectativa é pela vinda da linha necessária, o que também costuma demorar.

Félix Zucco / Agência RBS
Jenifer é usuária da linha Esmeralda

A assistente de telemarketing Jenifer de Oliveira, 25 anos, conta que os horários dos veículos são muito espaçados, complicando a espera. Usuária da linha Esmeralda, ela diz que tanto os veículos municipais quanto os intermunicipais costumam demorar para passar. Enquanto acalma o filho Pedro, quatro anos, ansioso pela chegada do ônibus, ela relata o problema enfrentado rotineiramente:

— Estou ao lado de empresa e, mesmo assim, há quase meia hora aqui esperando um ônibus para o Centro de Porto Alegre.

Responsável pela operação do transporte na cidade, a empresa Viamão não atendeu as ligações do jornal durante a tarde de ontem. O contato foi feito por meio do telefone disponibilizado na página da companhia, que também deveria atender aos usuários.

Prefeitura vai rastrear ônibus via GPS

Responsável pela fiscalização do transporte municipal, a Empresa Pública de Trânsito de Viamão (EPTV) deve lançar, no próximo ano, um aplicativo para que os próprios usuários fiscalizem os ônibus. Além disso, a própria administração municipal também seguirá com este serviço. Segundo o diretor operacional de transportes da EPTV, Marco Antônio Azevedo, atualmente, somente três fiscais estão disponíveis para fiscalizar cerca de 600 horários diários do transporte municipal.

— Com esse número fica impossível fiscalizar tudo. Então, como licitamos o transporte recentemente, umas das exigências da licitação é o GPS nos veículos. A partir do início do ano, a EPTV já poderá fiscalizar o itinerário dos ônibus. E até o fim de 2019, pretendemos liberar um aplicativo para que os passageiros também vejam onde está cada ônibus.

O diretor da empresa pública também explica que alguns atrasos estão sendo gerados pelas obras do viaduto que está sendo construído na ligação da RS-040 com a RS-118, duas vias de grande movimento:

— Com a obra, tivemos de desviar muitas linhas para vias internas, junto com os carros. São pistas menores, e isso está carregando o trânsito. Acaba gerando ainda mais atraso.

Félix Zucco / Agência RBS
Empresa controla o transporte municipal e intermunicipal

Metroplan reconhece problema

Danilo Landó, diretor do departamento de Transporte Metropolitano da Metroplan, responsável pela fiscalização de 42 empresas em 72 municípios do Estado, explica que realmente é difícil a entidade conseguir fiscalizar todas as linhas de ônibus abrangidas na entidade.

— Temos 25 ficais para 1,3 mil linhas e 11 mil horários por dia, em todo o RS. Então, fazemos o que está dentro do alcance. Buscamos sempre atender as reclamações que chegam até nós.

O diretor garante que, no caso de Viamão, realmente existe um número menor de veículos atendendo fora dos horários de pico. Isso ocorre em razão da falta de demanda, segundo Danilo.

— Nestes casos, o usuário que precisa vir a Porto Alegre, pode pegar um ônibus municipal até a parada 42 e lá fazer a integração com um metropolitano gratuitamente. 

O responsável pelo transporte metropolitano pede que os usuários entrem em contato com a Metroplan quando quiserem reclamar de situações como o atraso nas linhas. 

Como reclamar

Linhas municipais
— É possível falar com a prefeitura através do 156 ou com a EPTV pelo (51) 3485-8950.

Linhas intermunicipais
— O contato com a Metroplan pode ser feito pelo 0800-510-4774. Também pode ser encaminhado e-mail para atendimentoaousuario@metroplan.gov.br.

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