Notícias



Litoral Norte

Cidreira, Imbé e Tramandaí já estão preparadas para receber veranistas

Quem pretende ir para mais longe no Litoral Norte, encontrará praias com trabalhos avançados para o verão. Desde Cidreira, passando por Tramandaí e Imbé, as condições são melhores do que nas vizinhas mais ao sul

15/12/2018 - 07h00min

Atualizada em: 15/12/2018 - 10h25min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Robinson Estrásulas / Agência RBS
Em Imbé, calçadão e Avenida Beira-Mar foram revitalizados

O Diário Gaúcho pegou a estrada e seguiu viagem pelas praias mais populares do RS. A intenção: mostrar como os pequenos municípios e balneários estão se preparando para receber os turistas. A reportagem passou por Quintão, Magistério, Balneário Pinhal e Cidreira. Depois, mais ao norte, conferimos a situação que espera os veranistas em Tramandaí, Imbé e Balneário Mariluz.

 Leia mais
Quintão, Magistério e Pinhal iniciam trabalhos para receber veranistas
Saiba como estão as condições dos parques e praças de Porto Alegre para o verão
Como estão os terminais de ônibus de Porto Alegre 

Quem pretende ir para mais longe no Litoral Norte, seja pela RS-040 ou pela BR-290, encontrará praias com trabalhos mais avançados para o verão. Desde Cidreira, passando por Tramandaí, Imbé e Mariluz, as condições estão melhores em relação as praias visitadas mais ao sul.

Em Cidreira, o calçadão foi reformulado e a aprovação dos veranistas foi rápida. Moradores do bairro Martinica, em Viamão, o contador Pedro Valmir da Luz, 60 anos, e a pensionista Maria Lúcia da Silva, 64 anos, frequentam Cidreira há três décadas. Para eles, a principal vantagem da praia é sua proximidade com a Capital, assim como as vizinhas mais ao sul. Mas para Pedro, a viagem até Cidreira é a que compensa mais.

— A praia está melhor, com as ruas boas, o calçadão bonito. Além de ser bem perto, para nós, ainda tem esses pontos positivos em relação as outras mais próximas.

Robinson Estrásulas / Agência RBS
Juliana (E), Tatiane e Gabriela frequentam a praia de Imbé

Em Tramandaí, o único problema que chama a atenção são as obras em parte da beira-mar. Foram retirados antigas construções do local e, atualmente, máquinas trabalham na região para revitalizar o espaço. O cenário é diferente em Imbé, onde o novo calçadão já está concluído. A obra deu um visual moderno para a praia, com seus característicos quiosques da orla. Quem frequenta, gostou da reforma.

— Eu moro em Tramandaí, mas venho para cá. Imbé está muito boa, com a praia bem limpa, uma cidade bem organizada — conta a técnica em enfermagem Juliana Silveira, 36 anos, que frequenta o local junto das colegas de trabalho Tatiane Machado, 32 anos, e Gabriela Lima, 27 anos.

— A obra do calçadão demorou, mas saiu. Ficamos sem ele no verão passado, mas teremos para esse — aponta Gabriela, que mora em Imbé. 

O que dizem as prefeituras

Robinson Estrásulas / Agência RBS
Em Tramandaí, obras deve seguir durante até a próxima temporada

Cidreira  

Sobre as guaritas de salva-vidas que estão precisando de reparos, o secretário de administração, João Pedro Roso, garante que os trabalhos serão iniciados no próximo dia 15. Segundo ele, até o Natal os locais estarão prontos para receber os salva-vidas. Quanto aos banheiro público da orla, o secretário explicou que ele não abrirá e que já estão sendo instalados banheiros químicos para atender os veranistas. A programação de verão em Cidreira começa no dia 15, com eventos voltados aos festejos de Natal.

Tramandaí 

O prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto, explicou que as obras que estão ocorrendo em parte da Avenida Beira-Mar são em função de uma decisão judicial que ordenou a retiradas dos quiosques ali existentes. Nada será construído no local, que deve servir como espaço para expansão das dunas.

— Particularmente, acho que perdemos em embelezamento. Mas é decisão da Justiça que ali seja um espaço de dunas, então vamos respeitar — explica o prefeito.

Segundo Luiz, a retirada das caliças dos antigos quiosques deve ser concluída ainda nesta temporada. Para o próximo verão, o plano é revitalizar todos os quiosques, que devem ser realocados para mais perto do calçadão.

Imbé e Mariluz

Segundo a administração da cidade, a principal atração de Imbé será o calçadão da Avenida Beira-Mar, que foi revitalizado. O local terá segurança reforçada por equipes da Guarda Municipal durante o verão. Quanto a reclamação de vandalismo em Mariluz, a prefeitura diz que está desenvolvendo o programa "Imbé Mais Seguro". A ação inclui a contratação de 40 guardas municipais. Os novos agentes atuarão a partir de 2019. 

Além disso, uma parceria entre Brigada Militar e Guarda Municipal está colocando, desde sexta-feira (14), efetivo permanente em pontos movimentados no balneário Mariluz, entre outros locais do município. Sobre as guaritas de salva-vidas, a Secretaria de Obras e Viação explicou que "está realizando as manutenção das estruturas que sofreram avarias nos últimos meses e também a construção de novas estruturas". O serviço deve ser concluído até a próxima semana.

Leia outras matérias do Diário Gaúcho



MAIS SOBRE

Últimas Notícias