Notícias



Desabastecimento

Moradores de Porto Alegre e Região Metropolitana voltam a enfrentar falta de água 

Principal problema ocorre na Lomba do Pinheiro e Agronomia, zona leste da Capital 

29/01/2019 - 18h58min

Atualizada em: 29/01/2019 - 19h15min


Pedro Quintana
Pedro Quintana
Enviar E-mail
istockphoto / istockphoto
Na Estação de Tratamento de Água Belém Novo, zona sul da Capital, houve problema na lavagem de filtros

Em uma semana de calor intenso, em que os termômetros ultrapassaram os 35ºC, moradores de Porto Alegre e da Região Metropolitana enfrentam falta de água. Os casos de desabastecimento têm sido constantes durante o verão. 

Em Porto Alegre, o desabastecimento ocorre desde a noite de segunda-feira (28), na zona leste da cidade. Moradores do bairro Lomba do Pinheiro e Agronomia estão sem água e a previsão é de que o serviço seja restabelecido ao longo desta terça-feira (29). Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a Estação de Tratamento de Água Belém Novo, que abastece a região, está em manutenção e opera com capacidade reduzida após um problema na lavagem dos filtros. 

O problema afeta também os bairros Belém Novo, Restinga e Pitinga desde o início desta terça-feira. De acordo com o Dmae, a água está turva.

Serviços emergenciais

Nesta manhã, o Dmae ainda informou dois serviços emergenciais na Capital. Um deles é um conserto que está sendo realizado na Estrada Cristiano Kraemer, afetando as ruas Tomás Antônio de Souza e Maurílio Ferreira e a Estrada Jorge Pereira Nunes. Outro serviço emergencial ocorre na Estrada da Ponta Grossa, afetando o abastecimento no Belém Novo.

Outras cidades 

Na Região Metropolitana, Viamão e Alvorada tiveram o abastecimento comprometido na segunda-feira, devido à baixa do nível dos reservatórios em função do alto consumo. De acordo com a Corsan, a situação foi normalizada na madrugada desta terça. 

Cachoeirinha e Gravataí tiveram falta de água no final de semana devido ao rompimento de uma adutora em Canoas. O problema já foi resolvido e o abastecimento foi normalizado, segundo a Corsan. 

Canela e Gramado, na Serra, também podem ter falta de água ao longo do dia. Mas o caso é pontual, segundo a concessionária, o desabastecimento é provocado pela falta de energia elétrica. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias