Desabastecimento
Moradores de Porto Alegre e Região Metropolitana voltam a enfrentar falta de água
Principal problema ocorre na Lomba do Pinheiro e Agronomia, zona leste da Capital
Em uma semana de calor intenso, em que os termômetros ultrapassaram os 35ºC, moradores de Porto Alegre e da Região Metropolitana enfrentam falta de água. Os casos de desabastecimento têm sido constantes durante o verão.
Em Porto Alegre, o desabastecimento ocorre desde a noite de segunda-feira (28), na zona leste da cidade. Moradores do bairro Lomba do Pinheiro e Agronomia estão sem água e a previsão é de que o serviço seja restabelecido ao longo desta terça-feira (29). Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a Estação de Tratamento de Água Belém Novo, que abastece a região, está em manutenção e opera com capacidade reduzida após um problema na lavagem dos filtros.
O problema afeta também os bairros Belém Novo, Restinga e Pitinga desde o início desta terça-feira. De acordo com o Dmae, a água está turva.
Serviços emergenciais
Nesta manhã, o Dmae ainda informou dois serviços emergenciais na Capital. Um deles é um conserto que está sendo realizado na Estrada Cristiano Kraemer, afetando as ruas Tomás Antônio de Souza e Maurílio Ferreira e a Estrada Jorge Pereira Nunes. Outro serviço emergencial ocorre na Estrada da Ponta Grossa, afetando o abastecimento no Belém Novo.
Outras cidades
Na Região Metropolitana, Viamão e Alvorada tiveram o abastecimento comprometido na segunda-feira, devido à baixa do nível dos reservatórios em função do alto consumo. De acordo com a Corsan, a situação foi normalizada na madrugada desta terça.
Já Cachoeirinha e Gravataí tiveram falta de água no final de semana devido ao rompimento de uma adutora em Canoas. O problema já foi resolvido e o abastecimento foi normalizado, segundo a Corsan.
Canela e Gramado, na Serra, também podem ter falta de água ao longo do dia. Mas o caso é pontual, segundo a concessionária, o desabastecimento é provocado pela falta de energia elétrica.