Notícias



Seu Problema é Nosso

Parque Chico Mendes, em Porto Alegre, vira local de descarte de lixo e animais mortos

A prefeitura reconhece as dificuldades para a manutenção do local e afirma que providências já estão sendo tomadas para melhorias

25/01/2019 - 10h00min


Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Vizinhos temem que queima de material gere incêndios maiores

Desde 1992, o Parque Chico Mendes, na zona norte de Porto Alegre, entre os bairros Jardim Leopoldina e Mario Quintana, serve como espaço de lazer para os moradores da região. Os 25 hectares contam com quatro quadras para esportes, dois campos de futebol, duas canchas de bocha, praça infantil — agora quebrada — e churrasqueiras. Porém, há cerca de meio ano, os moradores dos arredores do parque têm percebido o abandono do local, que está sendo usado para o descarte de lixo doméstico, pedaços de madeira, galhos, restos de árvores e até animais mortos. 

Leia mais  
Depois de quase um ano, calçada na Vila Ipiranga, em Porto Alegre, é reformada
Em São Jerônimo, banheiros públicos em estado precário incomodam moradores Socorristas voluntários de Alvorada buscam parcerias para conserto de ambulância 

A vigilante Aline Ribeiro de Oliveira, 23 anos, mora na Rua Alceri García Flôres, em frente ao parque, desde que nasceu. Ela relata que, entre o lixo, já viu até um cavalo morto. No final do ano passado, moradores da região cortaram a grama e plantaram flores para decorar uma parte do Chico Mendes: 

— A gente tenta. Temos crianças aqui, que poderiam brincar na pracinha. Os pais poderiam aproveitar o espaço para descansar, tomar chimarrão. Mas não tem condições. 

Quando o lixo acumula, é comum que moradores coloquem fogo nos galhos secos e pedaços de madeira. 

— Já tive que apagar o fogo com baldes de água, porque estava se alastrando para dentro do mato — relata Aline. 

Além do descarte irregular, que gera a proliferação de ratos e insetos, outra questão que a incomoda é o corte de árvores: 

— Elas não parecem ter risco de queda e são cortadas. A gente perde a sombra. 

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Moradores da região recolhem objetos recicláveis

Situação crítica 

O pedreiro Carlos Quintana, 54 anos, reside há 30 anos na Rua 26 de Março. Ele conta que percebe o abandono do parque há pelo menos três meses: 

— É um local tão bonito, mas está tomado pelo lixo. É um desleixo, não vemos os funcionários que seriam responsáveis pela manutenção. Com os problemas, as atividades que poderiam ser feitas no parque ficam de lado. 

— Da pracinha, só restaram os ferros que estruturavam os balanços e gangorras. Há uns seis meses, falaram que iriam levar para arrumar, mas nunca trouxeram os brinquedos de volta — relata o pedreiro. 

Carlos afirma não entender o motivo das pessoas usarem o local para descarte de lixo, uma vez que há lixeiras na rua e caminhão que recolhe os resíduos:

— As pessoas fazem a limpeza dos pátios e largam ali. Pouca gente frequenta o parque agora, e elas comentam sobre o descaso. 

Prefeitura reconhece 

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) afirmou que o Parque Chico Mendes conta com equipe fixa para recolhimento de lixo, varrição e capina. O órgão reconhece as dificuldades para a manutenção do local e afirma que providências já estão sendo tomadas para melhorias. 

O órgão destaca que áreas verdes serão afetadas pelo projeto encaminhado à Câmara de Vereadores intitulado Concessão de Praças e Parques Urbanos e de Adoção de Equipamentos Públicos e Verdes Complementares. A ideia é que, mesmo que o parque em questão não tenha um concessionário, a concessão de outros locais beneficie e melhore as condições do Chico Mendes. 

Produção: Eduarda Endler

 Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias