Notícias



Seu Problema é Nosso

Contêineres deixados em via pública geram transtorno no bairro Guajuviras, em Canoas 

Moradores da Rua Três relatam que as estruturas cheias de lixo ficam por dias em frente as casas e que a situação se repete há anos

30/01/2019 - 10h00min


André Ávila / Agencia RBS
Lixo acumulado provoca mau cheiro na casa de José

Moradores da Rua Três, no bairro Guajuviras, em Canoas, convivem diariamente com contêineres estacionados em via pública. Além do espaço que ocupam, estão carregados de lixo, causando mau cheiro e incômodo. 

Leia mais   
Falta de manutenção em praça causa incômodo em moradores do bairro Porto Verde, em Alvorada
Judoca de Porto Alegre precisa de cirurgia nos ombros para continuar lutando
Parque Chico Mendes, em Porto Alegre, vira local de descarte de lixo e animais mortos

Já cansado da situação, o pintor José Ribeiro de Melo, 64 anos, morador local há cinco anos, conta que as estruturas são colocadas em frente à sua casa por dois ou três dias, antes de serem retiradas. Pouco tempo depois, são deixadas novamente no mesmo ponto. 

— Tem dias em que o cheiro é insuportável. Já limpei a frente da minha casa para ver se eles percebem que não é para deixar ali, mas de nada adiantou — lamenta o pintor. 

José trabalha com crianças na igreja, que fica ao lado de sua casa, e conta que tem de tomar cuidado para que ninguém suba nos equipamentos ou se machuque. 

— Temos confraternizações com as crianças e fica muito ruim fazer lanches ali, porque enche de moscas e atrapalha nossas atividades — relata José. 

Além disso, ele recorda que, quando os contêineres ficavam mais próximos da esquina, diversos acidentes de trânsito aconteceram, pois impediam que os motoristas tivessem visão do cruzamento. 

Problema 

José tentou conversar com o motorista do caminhão que descarrega as caixas, mas o condutor teria dito que o espaço é público e que o uso era permitido. 

André Ávila / Agencia RBS
Os contêineres, que ocupam espaço na via, já foram motivo de acidentes de trânsito

Patrícia Silva, 42 anos, tem um restaurante que também é afetado pelo mau cheiro e infestação de insetos. O comércio fica em frente à casa de José. Ela presencia a situação há três meses, desde que abriu o negócio no endereço. 

— Tem todo o tipo de lixo lá dentro. Se torna um grande problema para nós, que trabalhamos com alimentação, pois temos que enfrentar o risco de ter moscas e até ratos no restaurante — lamenta a comerciante. 

Moradora da rua há 20 anos e proprietária do prédio onde fica o restaurante, Roselania Rodrigues, 46 anos, relata que a situação é rotineira: 

— A fiscalização esteve aqui, mas em poucos dias colocam de novo. Já chegaram a ser deixados cinco num só dia. E não acontece só nesta rua, em várias outras do bairro também. 

Segundo os moradores, o lixo depositado nas caçambas seria destinado à reciclagem. 

Remoção prometida para sexta-feira 

Após o contato da reportagem, a prefeitura de Canoas verificou a situação da rua e notificou o proprietário dos contêineres, dando prazo para retirada até sexta-feira. Por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, foi solicitada, também, a remoção de entulhos. 

Além disso, a pasta informa que, por meio, da Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), a população pode comunicar demandas, denúncias e sugestões. A CAC pode ser contatada pelo telefone 0800-510-1234. 

A empresa CTS, que tem a logomarca estampada nas estruturas, informou que terceriza e vende as caixas, mas que irá averiguar a situação. 

Produção: Caroline Tidra 

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias