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Transporte público

Vicasa terá mais horários aos sábados

Nova tabela terá 28 linhas, até às 23h. Situação aos domingos, que vem gerando reclamações, porém, não será alterada.

11/02/2019 - 20h56min

Atualizada em: 26/09/2019 - 17h28min


Jéssica Britto
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Lauro Alves / Agencia RBS
Usuários criticam mudanças

Uma nova escala de horários para o transporte entre Canoas e Porto Alegre nos finais de semana foi definida ontem, em reunião entre a Vicasa, empresa que realiza o transporte metropolitano, Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e representantes da prefeitura da cidade.  No encontro, foi determinada a inclusão de 28 horários aos sábados.

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Desde que a grade de horários foi modificada, no fim de janeiro, a maior reclamação dos passageiros é relacionada à diminuição das linhas de ônibus aos finais de semana. Conforme a Metroplan, nos dias úteis houve uma redução de 8% na oferta, com a readequação nos horários fora de pico.

Conforme o chefe do setor operacional da Metroplan, Fábio Castillo, a partir de agora, a maior flexibilização se dará à tarde e à noite.

– Quando fizemos as alterações, o sistema passou a atender aos sábados apenas até as 15h. Agora, incluímos novos horários, até as 23h. A maioria deles atende linhas que fazem a integração com o metrô – explicou.

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As modificações começam a valer neste sábado, 16 de fevereiro, e serão divulgadas no site da Vicasa e em panfletos que serão distribuídos pelos cobradores.

Domingos

Os horários que circulam aos domingos, no entanto, que foram cancelados devido ao baixo número de passageiros, permanecem inalterados. Serão mantidos apenas os das linhas intermunicipais Guajuviras e Mathias Velho via Rio Branco, de hora em hora.

Segunda a Vicasa, houve queda de 7% no número de passageiros em 2018. Diversas linhas foram canceladas. Para suprir a demanda, em acordo com a Metroplan, a Sogal, que faz o transporte coletivo urbano, foi acionada para fazer as integrações. 

A Vicasa tem até o dia 21 de fevereiro para apresentar à Metroplan um relatório completo das mudanças na operação. 

/// Dúvidas e reclamações podem ser realizadas pelo telefone da Vicasa – (51) 3462.3200 – ou pelo canal de atendimento da Metroplan, no 0800–510–4774 e pelo e-mail atendimento@metroplan.rs.gov.br.


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