Seu Problema é Nosso
Moradores da Vila do IAPI temem o desabamento de cancha de bocha
Depois de temporal, telhado foi danificado. Estrutura, que é antiga, sofreu abalos que deixam participantes de um clube de bocha temerosos e frustrados por não pode ocupá-la
Jogar bocha é a atividade favorita do instalador hidráulico aposentado Ricardo Orlando Bugs, 66 anos, morador da Vila do IAPI, na Capital. Presidente do clube Meninos da Bocha do Parque Alim Pedro, sua rotina e a dos cerca de cem integrantes do grupo mudou há oito meses.
Um temporal destelhou parte da cancha onde a modalidade é praticada no parque, localizado no mesmo bairro, comprometendo também o restante da estrutura.
Leia mais
Há três meses, moradora de Cachoeirinha é afetada pela falta de medicamento
Cirurgia de catarata não acontece e idoso de Alvorada continua esperando
Menino de Cachoeirinha sonha em participar de torneio argentino de futebol
Agora, o espaço de lazer, tão querido pelos idosos da região, corre risco de desabar a qualquer momento.
– A cancha é muito antiga, já tinha dado problemas antes. Na verdade, já não estava boa, porque é velha, mas aí, com o temporal, piorou tudo. Agora, não dá mais para usar, porque está muito perigoso – conta.
Ricardo explica que os idosos sempre procuraram realizar pequenos reparos e cuidam da limpeza e manutenção do local como se fosse suas próprias casas. No entanto, o grupo não tem condições de arcar com os custos de uma reforma.
O aposentado afirma ter comunicado à coordenação do parque e efetuado reclamações junto à prefeitura por meio do canal de atendimento Fala Porto Alegre. Entretanto, alega que perdeu os números dos protocolos. Em agosto de 2008, o Diário Gaúcho retratou problemas similares na estrutura do local, que foi consertado após a reportagem.
Insegurança
Além da frustração de não poder utilizar o espaço para praticar o esporte, os Meninos da Bocha têm enfrentado um novo problema: a insegurança. Segundo Ricardo, a situação de abandono fez com que o local começasse a ser frequentado por usuários de drogas:
– Como a cancha está abandonada, a malandragem toma conta. Isso fica muito feio para a nossa cidade, um lugar tão bonito atirado assim.
Para ele, a cancha representa qualidade de vida para os idosos do IAPI. Ricardo conta, ainda, que o local costumava atrair praticantes de diversas regiões da Capital.
– Somos todos pessoas de idade, e isso (os jogos), pra nós, é uma terapia. Fazíamos torneios, churrascos e festas, estávamos sempre reunidos. Esse é o lazer que eu tenho, e agora está assim, largado – desabafa o aposentado.
Prefeitura vai fazer vistoria no local
As secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), responsáveis pela manutenção do Parque Alim Pedro, informaram que será agendada uma vistoria com as equipes técnicas, a fim de verificar a possibilidade de conserto da cancha. Segundo as pastas, o primeiro passo será a interdição do local, o que deve ocorrer nos próximos dias. Não há prazo para o início da obra.
Apesar de o leitor afirmar que reclamou pelo Fala Porto Alegre, a SMSurb e a SMDSE relatam que, até o fechamento desta reportagem, não haviam recebido pedidos referentes à cancha de bocha. As secretarias salientam que as demandas devem ser registradas via telefone 156.
Produção: Camila Bengo