Notícias



Nova luz

Após dois anos de problemas, Viamão retoma manutenção da iluminação pública

Reclamações de moradores foram registradas em reportagem publicada em março

11/06/2019 - 05h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Além da empresa contratada, prefeitura disponibilizou funcionários para os trabalhos

Vai ficar mais fácil enxergar o caminho de casa em Viamão. Principalmente, para quem mora nos bairros onde a manutenção da iluminação pública está precária. Conforme o Diário Gaúcho mostrou em março, a falta de uma empresa responsável por este serviço estava deixando bairros na escuridão, além de gerar indignação entre moradores. Isso porque a taxa cobrada pela iluminação das ruas seguia vindo na conta todo mês. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Agora, o cenário é diferente. Desde o mês passado, quatro caminhões têm trabalhado na troca de luminárias queimadas pela cidade. A ação é resultante da licitação que reestruturou o Departamento de Iluminação Pública (DIP) de Viamão.

— O processo licitatório começou no final do ano passado, queríamos as equipes trabalhando antes. Entretanto, questões de recurso atrasaram em dois meses o andamento do edital — explica o prefeito municipal, André Pacheco. 

Leia também
Escola de Viamão precisa de votos para ganhar R$ 30 mil e produzir documentário
Luciano Huck grava em Viamão e manda recado para os gaúchos
De creches a postos de saúde: 20 obras públicas que já consumiram R$ 15 milhões e estão paradas na Região Metropolitana

21 mil pontos

Conforme o chefe do executivo, somente no primeiro mês de trabalho já foram atendidos 1.166 postes. O mês chuvoso atrapalhou o andamento dos serviços, mas o prefeito garante que, até o final do ano, a intenção é revisar todos os 21 mil pontos de iluminação do município da Região Metropolitana. 

Ronaldo Bernardi / Agência RBS
Trabalho já chegou a mais de mil postes

— Futuramente, queremos instalar um sistema com lâmpadas de LED. Estes pontos seriam ligados a uma central, onde seria possível regular a intensidade da luz, além de saber quando e onde trocas seriam necessárias — projeto André.

Para dar conta da demanda acumulada pelo tempo em que a cidade ficou sem serviço de iluminação pública, a prefeitura colocou, junto das três equipes da empresa licitada, um time próprio do Executivo. O trabalho tem se estendido até a noite, garante o prefeito. A meta é que sejam atendidos, por dia, ao menos 200 pontos.

— Se esse mês for menos chuvoso, o trabalho irá render mais — torce o prefeito.

Segurança é essencial, apontam moradores

Para quem vê os caminhões com braço mecânico voltando a levar funcionários ao alto dos postes, a sensação mais citada é a segurança. O comercialmente Manoel Guimarães, 56 anos, cita que "mesmo que não haja hora para os criminoso agirem", as ruas bem iluminadas ajudam a inibir a violência.

— Muito bom ver este trabalho sendo retomado — comemora o morador.

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Maurivam aprova as ações

Morador do bairro Jardim Krahe, o biólogo Maurivam Leão, 66 anos, espera que o trabalho intensificado apresente resultados. Para ele, o principal problema dos pedidos de atendimento à prefeitura é a demora na resposta dos protocolos. 

— A iluminação pública é uma questão essencial. É importante que o retorno chegue rápido aos moradores — cita Maurivam. 

Em alguns pontos, a população ainda espera pela chegada do mutirão de manutenções. É o caso relatado pela doméstica Lise da Silva Costa, 39 anos, moradora do bairro Jardim Castelo:

— Saio cedo para trabalhar e as ruas estão escuras, espero que as lâmpadas sejam trocadas aqui logo.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias