Notícias



Seu Problema é Nosso

Moradores do Jardim do Cocão pedem manutenção no bairro

Falta de iluminação pública, mato alto e ruas tomadas por buracos são alguns dos problemas da região

16/07/2019 - 09h25min

Atualizada em: 16/07/2019 - 13h57min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Grama toma conta do canteiro na Avenida Silvestre

Manutenções nas ruas, corte de grama e reparos em luminárias são alguns dos pedidos feitos à prefeitura pela comunidade do Jardim do Cocão, em Viamão.  

Leia mais
Família faz vaquinha para voltar para casa no Espírito Santo  
Ponte danificada preocupa moradores dos bairros Fátima e Mato Grande, em Canoas  
Mulher com paralisia cerebral espera transferência para cirurgia "urgente" há 15 dias, em São Jerônimo  

— Há pelo menos seis anos, nosso bairro está abandonado. Nenhuma melhoria na infraestrutura foi feita — afirma o técnico em manutenção e líder comunitário Adão de Mattos Sant’Anna, 53 anos, morador da Rua Rosa dos Ventos. 

Um dos problemas que causa maior preocupação é a falta de lâmpadas em diversas ruas: 

— Na Avenida Interlagos, por exemplo, falta iluminação nas duas pontas. Na Rua Itapiranga, perto de uma escola, é uma escuridão! O caminho se torna mais perigoso. 

A dona de casa Eva Helena Mattos Sant’Anna, 49 anos, irmã de Adão, afirma que outro problema do bairro é a falta de podas e de corte de grama nos espaços públicos, como acontece nas Avenidas Silvestre e Interlagos, onde ela mora com a família. 

— Tem um canteiro em frente à minha casa que estamos sempre cuidando. Se não fosse meu marido e o vizinho, não teríamos manutenção. Nos pontos onde tem muito mato já vimos bichos como cobras e escorpiões — conta ela. 

Problema antigo 

As ruas do bairro, que são de pedras irregulares, não recebem reparos há anos. Eva conta que, como solução provisória, moradores colocam caliças e pedras nos buracos. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Buracos e pedras soltas

— Tem pontos onde as pedras ficam soltas. Todas as ruas têm muitos buracos, só tem asfalto na entrada do bairro. Eu moro aqui há 24 anos e percebo que, quando a prefeitura nos atende, demoram muito para vir — relata Eva. 

Em outubro de 2018, o Diário Gaúcho mostrou que a pracinha do Jardim do Cocão foi reformada somente depois de ação dos moradores, que mobilizaram uma vaquinha online e também pediram, por meio da reportagem, providências à prefeitura. Logo após a publicação, a administração pública iniciou as obras de manutenção na praça. 

Trabalhos previstos para esta semana 

Após ser procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da prefeitura de Viamão informou que, na noite de ontem, o Departamento de Iluminação Pública (DIP) fez um levantamento das luminárias no bairro e constatou que apenas três delas estavam com problemas. Elas foram trocadas. 

Questionada sobre a recuperação do calçamento, a prefeitura afirmou que uma vistoria será feita amanhã. Depois disso, será possível realizar uma projeção de obras no local. 

Em relação à limpeza do bairro, a assessoria informou que até sexta-feira serão iniciados os serviços nos canteiros, além de podas de árvores e pintura dos meios-fios. 

Produção: Caroline Tidra 

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso




MAIS SOBRE

Últimas Notícias