Notícias



Receita do Leitor

Comida campeira feita no Acampamento Farroupilha: costela de ovelha com batata-doce do patrão Valdecir

Gostinho do interior no centro da Capital: mostramos o preparo de uma receita feita na panela de ferro e no fogão campeiro

18/09/2019 - 09h35min

Atualizada em: 18/09/2019 - 09h39min


Omar Freitas / Agencia RBS
Valdecir, patrão do Piquete Presilha Crioula, mostra como cozinha no fogão campeiro

No Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, é difícil não ser atraído pelos diversos aromas da comida campeira. Para entrar no clima da Semana Farroupilha, hoje, o patrão do Piquete Presilha Crioula, Valdecir Machado, 48 anos, mostra como fazer costela de ovelha com batata-doce. 

LEIA MAIS
Pavê de pudim com creme de café e nozes da Íde: saiba como fazer esta sobremesa  
Minipastéis da Carol: aprenda a fazer um salgado assado com recheio de calabresa
Torta dos Deuses da Alessandra: aprenda o passo a passo desta delícia salgada 

Desde o dia 23 do mês passado, Valdecir, que é morador da Restinga, junto à família, se mudou para o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Harmonia. A tradição de acampar já passa dos 15 anos. Neste período, o patrão, que trabalha com telecomunicações, tira férias e dedica seus dias exclusivamente ao Acampamento e à cozinha do piquete, onde recebe amigos e crianças de escolinhas da Capital. 

— Meu escritório é o piquete, daqui eu resolvo tudo por telefone. Sempre gostei dessa tradição, e trouxe a patroa. Agora, é uma paixão nossa e de toda família. 

Valdecir afirma que comida campeira é a mais prazerosa de se fazer: 

— Estar aqui é muito bom para relembrar das nossas origens do campo. Além do churrasco, preparo o tradicional carreteiro de charque e a costela de ovelha, que é uma das minhas comidas preferidas. 

A patroa Tatiana Machado, 45 anos, garante que a comida dele é a melhor: 

— Ele domina o fogão, tanto aqui quanto em casa. 

MEU SEGREDINHO

O patrão explica: 

— Cozinhar, é só no fogão à lenha. No fogão campeiro tem a chapa de ferro, em que o calor passa para a panela e é distribuído. O cozimento da comida é uniforme. 

COSTELA DE OVELHA COM BATATA-DOCE

Omar Freitas / Agencia RBS
O patrão com a esposa Tatiana e o neto, Arthur

INGREDIENTES

✔ 2,3 quilos de costela de ovelha
✔ 6 batatas-doces
✔ 1 cabeça de alho
✔ Sal a gosto
✔ Óleo a gosto

MODO DE PREPARO

/// Cozinhe as batatas-doces em água fervente. Deixe no fogo por aproximadamente 40 minutos. Após cozinhar, espere esfriar e descasque. Reserve. 

Omar Freitas / Agencia RBS

/// Corte a costela de ovelha em pedaços. Em uma panela, coloque óleo e deixe aquecer. Depois, acrescente a costela cortada. Deixe fritar por 20 minutos, até dourar bem. 

/// Quando a carne estiver dourada, acrescente sal e mexa. Logo após, coloque o alho cortado em fatias e deixe fritar por cerca de 5 minutos. 

/// Por último, corte a batata em pedaços e deixe junto à costela, para pegar o sabor da carne. Mantenha no fogo por mais 5 minutos e retire. Sirva com arroz branco para acompanhar. 

RENDIMENTO: 8 porções
TEMPO DE PREPARO: 1 hora

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG. 
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você. 
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Ipiranga, 1.075, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90169-900. 

Produção: Caroline Tidra 

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor



MAIS SOBRE

Últimas Notícias