Pavê de pudim com creme de café e nozes da Íde: saiba como fazer esta sobremesa - Notícias

Vers?o mobile

 
 

Receita do Leitor 11/09/2019 | 14h20Atualizada em 11/09/2019 | 14h20

Pavê de pudim com creme de café e nozes da Íde: saiba como fazer esta sobremesa

Uma receita de família: a leitora Alaídes, a Íde, de Alvorada, mostra o passo a passo de um doce que leva pudim e creme feito com café e nozes

Pavê de pudim com creme de café e nozes da Íde: saiba como fazer esta sobremesa Tadeu Vilani/Agencia RBS
Íde adaptou a receita da avó Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

Na tentativa de resgatar uma receita da avó, falecida há mais de 30 anos, a talonadora de gráfica aposentada Alaídes Pires Gonçalves, 59 anos, de Alvorada, resolveu adaptar um pavê de pudim com creme de café e nozes. Na primeira tentativa de refazer a receita, Íde, como é chamada em casa, não lembrava da original, mas fez a sobremesa mesmo assim. Deu tão certo que, hoje, o doce é o carro-chefe nas festas de família. 

LEIA MAIS  
Minipastéis da Carol: aprenda a fazer um salgado assado com recheio de calabresa
Torta dos Deuses da Alessandra: aprenda o passo a passo desta delícia salgada
Torta de limão da Thais: confira o passo a passo da sobremesa  

— A minha vó, que era cozinheira, gostava muito de pudim. Ela fazia essa receita nos finais de semana. Fiquei pensando bastante sobre os ingredientes, pois, à época, eu só observava, e tentei fazer conforme achava que era. Deu certo, todos adoram — conta Íde. 

O bônus da família, segundo ela, é ter uma nogueira no pátio da casa da irmã, que é sua vizinha. Desta forma, todas as sobremesas e doces levam o fruto: 

— Tudo que a gente faz é regado a nozes. Aí, junta uns três ou quatro aqui (pessoas da família), e começamos a quebrar as nozes. E ninguém reclama! 

 MEU SEGREDINHO
— Aprendi com a minha mãe a colocar uma colher de vinagre quando o arroz tá fritando — explica Íde, garantindo que, desta maneira, o arroz fica soltinho. 

PAVÊ DE PUDIM COM CREME DE CAFÉ E NOZES 

 ALVORADA, RS, BRASIL,19/08/2019 - Leitora Alaídes Pires Gonçalves ensina o passo a passo do Pavê de pudim com creme de leite.(FOTOGRAFO: TADEU VILANI / AGENCIA RBS)
Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

INGREDIENTES 

Pudim
✔ 6 ovos
✔ 2 caixas de leite condensado
✔ 1 caixa de creme de leite 

Caramelo
✔ 1 xícara de açúcar
✔ 1/2 xícara de água 

Creme de café
✔ 8 colheres (sopa) de chocolate em pó
✔ 2 colheres (sopa) café solúvel
✔ 4 colheres (sopa) rasas de açúcar
✔ 4 colheres (sopa) de margarina
✔ 4 colheres (sopa) de leite
✔ 1 caixa de creme de leite 

Cobertura
✔ 2 claras de ovo
✔ 6 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro 

Montagem
✔ 1 pacote de bolacha tipo Maria
✔ Nozes picadas a gosto
✔ 400mls de água quente
✔ 1 colher (sopa) de café solúvel 

MODO DE PREPARO

/// Caramelo: coloque em uma fôrma de pudim o açúcar com água e leve ao fogo. Não mexa até formar o caramelo. Quando alcançar o ponto do caramelo, espalhe pela fôrma e reserve. 

/// Pudim: separe as claras das gemas. Peneire as gemas e misture às claras, acrescente no recipiente o leite condensado e misture. Coloque o creme de leite e misture novamente. Coloque na fôrma de pudim e asse em banho-maria, no forno, por cerca de uma hora. Depois de pronto, reserve. 

/// Cobertura: misture as claras com o açúcar de confeiteiro e leve ao micro-ondas por 30 segundos. Bata na batedeira até ficar em ponto de glacê bem duro. Após, coloque uma colher do creme de café para o glacê ficar com o tom de mesclado. 

 ALVORADA, RS, BRASIL,19/08/2019 - Leitora Alaídes Pires Gonçalves ensina o passo a passo do Pavê de pudim com creme de leite.(FOTOGRAFO: TADEU VILANI / AGENCIA RBS)
Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

/// Creme de café: em uma panela, misture o chocolate em pó, o café solúvel, o açúcar e a margarina. Mexa até que fi que um creme grosso e retire do fogo. Acrescente o creme de leite. 

/// Montagem: molhe as bolachas numa mistura de água quente com o café. Em um refratário médio, espalhe uma camada do creme de café. Acrescente uma camada de bolachas umedecidas e outra de creme de café. Bata o pudim pronto e frio com um batedor fuê até que fi que um purê. Coloque no refratário uma camada do pudim. Repita o processo, intercalando as camadas com bolacha, creme de café, pudim e nozes picadas. Por último, espalhe o glacê por cima do pavê e salpique com nozes. Leve à geladeira por duas horas.

RENDIMENTO: 20 porções pequenas
TEMPO DE PREPARO: 2 horas

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG. 
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você. 
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Ipiranga, 1.075, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90169-900. 

Produção: Caroline Tidra 

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor



 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros