Notícias



SAÚDE

UPAs dão lugar a Clínicas de Saúde da Família em Canoas

Três Unidades de Pronto-Atendimento estão sendo transformadas. Promessa da prefeitura é oferecer mais profissionais e serviços

26/09/2019 - 05h00min


Jéssica Britto
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
UPA Caçapava, atualmente em obras, será uma das afetadas pela medida

Enquadradas em uma nomenclatura que não se adequava aos serviços que prestavam, as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) do Idoso, Niterói e Caçapava, em Canoas, agora serão Clínicas de Saúde da Família. A mudança ocorreu nos últimos dias e alterou o atendimento de alguns serviços de saúde, inclusive com redução de horários. A comunidade, ainda pouco habituada, estranhou o movimento e levantou o assunto nas redes sociais.

Leia mais
Após decisão da Justiça, prefeitura quer que UPA de Alvorada funcione das 7h à meia-noite
Por ordem do STF, prefeitura de Porto Alegre fechará Imesf
Um terço das vagas ocupadas por cubanos segue em aberto 

Citada inclusive em campanhas eleitorais como a cidade que mais tinha UPAs no Estado, Canoas passará de cinco para duas unidades com o nome formal. Pelos critérios adotados pelo Ministério da Saúde, as unidades de pronto-atendimento são aquelas que têm “funcionamento ininterrupto 24 horas e em todos os dias da semana, incluindo feriados e pontos facultativos”. Com estas características, Canoas tem a unidade Rio Branco e a unidade Boqueirão. As unidades Caçapava, Niterói e Idoso já funcionavam em horário reduzido.

A troca para o modelo de clínicas, na explicação dada pelo Executivo, trará benefícios para a população, pois possibilitará um atendimento com equipe e serviços maiores. As UPAs não ofereciam, por exemplo, atendimentos odontológicos, que agora serão disponibilizados. 

– O número de UPAs está adequado ao critério populacional. Afora as UPAs Boqueirão e Rio Branco, nós ainda temos o Hospital Nossa Senhora das Graças, o HPS e o Hospital Universitário, ou seja, cinco portas de emergências no município. Reorientamos a política assistencial no município no sentido de promover a prevenção – detalha a secretária-adjunta de saúde, Fernanda Fernandes. 

– As unidades nunca foram habilitadas como UPAs, tinham o nome fantasia de UPA, mas com horário diferenciado. Nunca recebemos para as ter funcionando como UPAs – completa a coordenadora das unidades de saúde, Cristiane Campos.

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Marlene Silva aprovou o atendimento na Clínica de Saúde do Idoso

Qualidade de vida

A primeira a mudar de nome foi a UPA do Idoso. A clínica funcionava até as 19h, no Centro do município, e agora atenderá até as 17h, com a mesma equipe especializada composta por geriatria, clínica, assistência social, psicologia, nutrição e enfermagem. 

– A ideia é dar uma qualidade de vida para esse idoso e não atendê-lo só quando fica doente. Antes, também, se atendia pessoas de outros municípios. Agora, é exclusiva para os moradores de Canoas – detalha Cristiane.

O DG visitou a Clínica do Idoso na manhã de ontem e conversou com alguns pacientes atendidos. Os elogios foram inúmeros ao atendimento prestado. A pensionista Marlene Silva, 64 anos, já vinha sendo acompanhada pelos profissionais da clínica. Com fortes dores no braço, resolveu procurar ajuda mais uma vez.

– Não levou nem 20 minutos e já fui chamada. Vale a pena vir – enfatizou.  

Em obras, UPA Caçapava deve abrir no ano que vem

A UPA Caçapava, fechada desde janeiro para reformas, só viu o maquinário, de fato, dar início aos trabalhos em agosto. As placas em frente à unidade também indicam que ali será a Clínica de Saúde da Família Mathias Velho. O investimento previsto é de R$ 1.438.779,15, e as obras devem estar finalizadas até o segundo semestre do ano que vem. 

– Esta UPA nunca ficou fechada, pois o atendimento continuou sendo oferecido na UBS Mathias Velho, que, depois, vai passar para o prédio da clínica numa condição de estrutura física muito melhor – justifica o coordenador de projetos da prefeitura de Canoas, Renato Medeiros. 

Leia mais
Moradora de Canoas sofre com falta de medicamento
Em Canoas, coleta de recicláveis é feita com bicicleta adaptada há um ano
Restaurante Popular de Canoas está fechado desde janeiro

Pelo novo formato,  funcionará até as 22h, de segunda a sexta-feira, e sábados, das 8h às 17h. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, será a união dos serviços prestados por uma UPA e uma UBS, com consultas clínicas e odontológicas, curativos, atendimentos ambulatoriais, exames, grupos de educação em saúde, vacinação, testes rápidos, psicólogo, assistente social, nutricionista, distribuição de medicamentos e marcação de consultas.

A UPA Niterói, localizada na Rua 1º de Maio, também passará por essa transição. O projeto, no entanto, está em fase de conclusão e ainda passará por licitação e por todas as etapas de execução das obras. O local, que funcionava até 23 horas de segunda a sexta, funcionará até as 20h. 

Prefeitura prevê criação de 11 clínicas

Contemplada pelo programa do governo federal Saúde na Hora, a prefeitura de Canoas anunciou a transformação de algumas unidades de saúde em Clínicas da Saúde da Família. Duas clínicas já foram inauguradas: Estância Velha e São Vicente. As próximas a serem abertas com estrutura física reformada e horário ampliado são as clínicas Família Cerne, Fátima, Família Caic, Guajuviras, Mathias Velho, Niterói, Rio Branco, Mato Grande e Santa Isabel. Os atendimentos passam a ter horário estendido, das 8h às 20h.

A secretária-adjunta ainda lembra que o município inaugurou recentemente a Clínica da Saúde da Mulher, no Hospital Universitário, e irá abrir, nos próximos meses, a Clínica de Saúde da Criança, no mesmo local.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias