Notícias



Educação

Estado formaliza municipalização de duas escolas estaduais de Esteio

Prefeitura terá responsabilidade administrativa sobre as escolas Tomé de Souza e Ezequiel Nunes Filho

22/11/2019 - 05h00min


Jéssica Britto
Enviar E-mail

O governo do Estado formalizou a municipalização de duas escolas estaduais de Esteio. A partir de janeiro de 2020, a prefeitura terá a responsabilidade administrativa sobre as escolas Tomé de Souza e Ezequiel Nunes Filho. O assunto foi tema de reportagem do Diário Gaúcho no início do mês.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Os atuais professores, contratados em concursos promovidos pelo governo do Estado, serão convidados a permanecer onde atuam, por meio de cedência pelo Estado ao município. Profissionais com contrato temporário não serão desligados, mas remanejados. 

Há a previsão de abertura de novas turmas e a manutenção das já existentes, com os atuais alunos tendo sua matrícula assegurada.

Investimentos

O município pretende investir cerca de R$ 500 mil nas escolas, já durante o período das férias de verão. Entre os investimentos definidos, estão a abertura de Sala de Inovação, entrega de Chromebooks (pequenos laptops com acesso à plataforma Google for Education voltados para uso em sala de aula), construção de quadra poliesportiva coberta, bem como reformas gerais, aproveitando o Programa de Melhorias Estruturais das Escolas Municipais, implementado em todas as escolas da rede municipal de ensino. 

Leia também
Alunos têm aulas em CTG, salão de festas e até em refeitório
Falta de vagas em creches preocupa pais em Viamão
Aplicativo permite que pais monitorem filhos em escolas públicas de Sapucaia do Sul

Outro benefício planejado para as duas escolas municipalizadas é a ampliação do repasse mensal para as instituições, por meio do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE), cujos valores representam duas ou três vezes mais que os atuais encaminhados pelo Estado, conforme estimativa da Secretaria Municipal de Educação.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias