Notícias



Seu Problema é Nosso

Paciente espera há mais de um ano por consulta, em Cachoeirinha

Pablo Pereira Silveira precisa de uma avaliação com um otorrinolaringologista há um ano e meio

18/12/2019 - 11h52min


Enquanto não consegue consulta, Pablo utiliza alguns medicamentos para amenizar seu problema no nariz

— Aqueles "galos" que as pessoas costumam ter na cabeça, eu tenho dentro do nariz.

Esse é o drama enfrentado pelo vigilante Pablo Pereira Silveira, 43 anos, morador do bairro Fátima, em Cachoeirinha. Há cerca de um ano e meio, ele passou a ter dificuldade para respirar, pois uma protuberância começou a crescer dentro de suas vias aéreas. Diante do problema, em 27 de novembro de 2018, procurou atendimento na UBS Nova Cachoeirinha, quando foi encaminhado para consulta na especialidade Otorrinolaringologia Adulto, com indicação de urgência. Contudo, mais de um ano se passou, e Pablo permanece aguardando pela chamada.

LEIA MAIS
Estudante precisa de ajuda para realizar retirada de tumor
Buraco que interditava rua é pavimentado, na Capital
Promessas de manutenção não foram cumpridas na Restinga

Espera

Hoje, o vigilante sofre com a obstrução completa da narina esquerda e parcial da direita. Ainda assim, para conseguir respirar pela narina direita, utiliza em média 20 tubos de descongestionante nasal ao mês – o que oferece risco a sua saúde, uma vez que esse tipo de medicamento, quando utilizado em excesso, pode causar danos à mucosa nasal, além de dependência.

Sem receber tratamento, e percebendo a saliência em suas narinas aumentar de tamanho a cada dia durante a espera pela consulta, Pablo se sente angustiado.

— O médico do posto não sabe dizer o que tenho, mas também não consigo chegar a um otorrino para saber o que é isso crescendo em mim. Se for um tumor, já tomou conta de tudo. Se chegar lá e descobrir que estou com um câncer, não terei mais o que fazer – desabafa o vigilante.

Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Paciente espera desde novembro de 2018

"Humilhação"

Esta não é a primeira vez que Pablo procura o Diário Gaúcho para relatar a demora nos atendimentos de saúde. Em 1º de maio de 2018, o DG mostrou a espera do vigilante por uma cirurgia para tratamento de hérnia – que ocorreu pouco tempo depois da publicação. Agora, mais uma vez, ele vê no jornal sua última esperança:

— Não imaginava que seria assim, pois não é possível demorar um ano pra uma consulta com otorrino. Me sinto péssimo, considero isso uma humilhação. 

Estado não informou previsão

A prefeitura de Cachoeirinha, por meio de sua assessoria, confirmou o cadastro de Pablo no sistema de regulação de consultas, na especialidade de Otorrinolaringologia Adulto, em 27 de novembro de 2018. Contudo, explicou que a regulação dessa especialidade é feita pelo Estado.

De acordo com Cachoeirinha, consultas nesta especialidade têm uma espera média 547 dias, enquanto Pablo aguarda há 386. Mas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES) – responsável pela regulação –, "o tempo médio de espera para agendamento é variável, levando-se em consideração que a gravidade do quadro é o fator determinante, e não somente o tempo em lista".

A SES informou, ainda, que a solicitação encontra-se classificada em prioridade três – em escala que varia de um a cinco, sendo um a de maior gravidade. Porém, questionada sobre o número de pessoas que aguardam na fila da especialidade e a previsão para que Pablo seja chamado para a consulta, a pasta estadual não prestou esclarecimentos.

Produção: Camila Bengo



MAIS SOBRE

Últimas Notícias