Em tempos de pandemia, falta de água provoca transtornos em Gravataí - Notícias

Versão mobile

 
 

Seu Problema é Nosso02/04/2020 | 18h01Atualizada em 02/04/2020 | 18h01

Em tempos de pandemia, falta de água provoca transtornos em Gravataí

Moradora do bairro Santa Cruz reclama das oscilações no abastecimento

Em tempos de pandemia, falta de água provoca transtornos em Gravataí Arquivo Pessoal/Arquivo Pessoal
Relógio que mede vazão de água fica boa parte do dia parado Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

Abrir a torneira e não sair uma gota de água não surpreende mais a professora Sônia Corrêa, 56 anos. Moradora da Rua Vasco da Gama, no bairro Santa Cruz, em Gravataí, ela conta que há anos convive com a constante falta de água. O fornecimento na região é responsabilidade da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

– Resido no mesmo endereço há 15 anos e sempre enfrentei a falta de água, ano após ano. No verão, em janeiro e fevereiro, é muito frequente. Mas, durante o ano todo, minha família e eu racionamos para não ficarmos sem, pois às vezes falta. Só que, agora, a situação é mais crítica, precisamos para tomar banho, lavar as mãos, lavar louças e roupas, e não temos – relata a professora.

A preocupação de Sônia sobre a falta do líquido tem relação com a principal recomendação de higiene para prevenir o contágio pela doença covid-19, que é lavar as mãos com água e sabão.

LEIA MAIS  
Plantas tóxicas: será que você tem uma em casa? Veja cuidados necessários com elas
Porto Alegre: atividades pela internet ajudam a enfrentar o isolamento social
Iniciativa direciona doações para famílias do Morro da Cruz, em Porto Alegre

– Quando chego da rua, a primeira coisa que confiro é se tem água para tomar banho. Quando tem, começa a correria para fazer tudo: limpeza, banho e comida – relata Sônia.

Frustação

Ela conta que, no domingo passado, após quase um dia inteiro sem água, o fornecimento voltou à noite e, novamente, faltou durante a madrugada. Segundo Sônia, a grande frequência da falta acontece desde 14 de março:

– Já nos acostumamos com a situação, mas é sempre assim, oscilação durante o dia, aí quando chego em casa, após o trabalho, nem um banho consigo tomar. Já protocolei reclamações, mas nunca houve solução definitiva.

De acordo com a professora, sua casa possui duas caixas-d’água ligadas à rede da Corsan. A solução, segundo ela, seria a instalação de um poço artesiano:

– Tenho vizinhos que passam pela mesma situação e, por isso, alguns fizeram o poço artesiano. Mas, hoje, não posso pagar para perfuração e instalação. O serviço custa, em média, R$ 4 mil.

“Manobras operacionais” são a causa

A Corsan afirma que o abastecimento está normalizado. Segundo a companhia, o bairro de Sônia é abastecido pelo sistema de reservação do Ciprestes, “cujo baixo nível dos últimos dias exigiu a adoção de manobras operacionais”. Desta forma, a Corsan explica que realizou essas operações no turno da tarde, o que justifica as oscilações no abastecimento nesse período.

Conforme a companhia, a “ação visou garantir o fornecimento de água nos horários de maior consumo, em especial, pela manhã e à noite”. A empresa ainda destaca que a maior permanência dos clientes em casa, por causa da quarentena, associada às altas temperaturas, tem aumentado significativamente o consumo de água.

Além disso, para minimizar os impactos da pandemia no Estado, a Corsan reforça que dará isenção aos clientes de tarifa social pelos próximos 90 dias, suspendeu os cortes por não pagamento nos próximos 60 dias e cancelou a atividade da leitura em campo pelo prazo de 15 dias. Por conta disso, a Corsan enviará faturas pela média dos últimos 12 meses e encaminhará aos clientes pelos Correios e por meios eletrônicos. A empresa afirma que há a possibilidade do pagamento por meio do débito em conta e reforça a importância do pagamento regular, uma vez que multas e juros sobre atrasos continuam em vigor.

Dúvidas e esclarecimentos podem ser obtidos no site da companhia.

Produção: Caroline Tidra

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros