Seu Problema é Nosso
Sem ligação de água no bairro Lomba do Pinheiro, moradora reclama
Ela divide o terreno com outro morador, e somente ele tem um relógio de água
Todos os dias, desde o início do ano, a cuidadora de idosos desempregada Eneida Maria dos Santos, 56 anos, tem que sair de dentro de sua casa para buscar água em uma torneira no pátio. No terreno, na Avenida Deputado Adão Pretto, no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, há duas residências. Uma das casas tem a instalação para fornecimento de água e um hidrômetro, mas a de Eneida, não. Por isso, ela depende do morador da outra residência para ter água.
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– Desde janeiro, estou me virando com banhos de balde, lavando louça com canecas, entre outras necessidades. Estou aborrecida com essa situação – lamenta a moradora.
Segundo Eneida, a solicitação para a ligação da água foi feita ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) em 9 de janeiro deste ano e, até hoje, ela não teve o pedido atendido. Ela conta que, devido à sua condição física, buscar água tem sido cada vez mais difícil.
– Até agora, nada da ligação. Estamos passando por essa pandemia (referindo-se ao coronavírus) e fico assustada, pois para qualquer higiene preciso ir encher o balde e assim fica complicado. Além disso, me enquadro no grupo de risco, sou hipertensa e tenho me incomodado muito com isso – explica a cuidadora.
Todos os dias
Além da falta da água dentro de casa, Eneida enfrenta outros problemas devido ao desemprego. Segundo ela, depende da ajuda dos filhos e de amigos para se manter. Para tentar acelerar o atendimento do Dmae, ela liga diariamente para a pasta:
– A pessoa que me atende nunca me passa uma previsão de quando irão ligar a água e, por isso, peço a ajuda do jornal. É a primeira vez que a prefeitura não atende uma solicitação minha. O que me dizem é que o serviço é feito por uma empresa terceirizada, mas não passam o nome ou telefone dessa empresa, porque senão eu ligava para eles também.
Espera de ramal não estava pronta
Procurado pela reportagem, o Dmae explicou que, para realizar uma nova ligação de água, são necessários alguns procedimentos e etapas, de responsabilidade do solicitante e do departamento. Segundo o Dmae, “o prazo para execução de uma ligação nova é de até 30 dias após a liberação da vistoria e codificação do ramal de água”. Para acompanhar o pedido, o solicitante recebe o número do protocolo para conferir pelo site.
De acordo com o Dmae, em relação ao pedido de Eneida, “as vistorias foram realizadas e, em 27 de janeiro, a equipe orientou a solicitante sobre a necessidade de preparar a espera da ligação na sua residência – etapa de responsabilidade do morador –, com retorno marcado para sete dias após”. O Dmae esclareceu que a espera para o ramal de água corresponde ao local onde será feita a ligação, que precisa “ter condições mínimas na parte interna”, e conforme a avaliação da equipe, o morador recebe orientações sobre como proceder.
No dia marcado com Eneida, a equipe retornou ao endereço, mas, conforme o Dmae, a espera da ligação não estava pronta. Desta forma, o departamento não pode realizar o serviço, restando aguardar o contato da solicitante para reiniciar o processo. Após 25 dias, “o Dmae foi informado pela moradora de que a espera estava pronta, e o procedimento foi retomado”.
O Dmae afirmou que a previsão é de que a nova ligação esteja concluída dentro dos próximos 10 dias.
Produção: Caroline Tidra