Notícias



Receita do Leitor

Bolo de milho da Josi: aprenda receita prática e barata, que pode ser até fonte de renda

Rápida de fazer, prática e deliciosa. Além de tudo isso, a receita pode ajudar nas despesas de casa, com a venda de bolos. Confira!

20/05/2020 - 13h23min


Cáren Cecília Baldo
Cáren Cecília Baldo
Enviar E-mail
Divulgação / Senac-RS
Preparação tem origem indígena

Uma receita fácil, com custo aproximado de R$ 10 e cheia de história. Assim é o bolo de milho elaborado pela confeiteira Josi Castro, professora da Faculdade Senac de Porto Alegre.

– Tive contato com esse bolo pela primeira vez nas aulas de confeitaria do Senac. Percebi que era prático e rápido, mas, principalmente, muito saboroso e de uma cremosidade maravilhosa – conta Josi. 

LEIA MAIS
Massa versátil do Rossano: aprenda a fazer pão e pizza a partir da mesma receita
Nuggets caseiros da Yasmin: aprenda uma receita sem conservantes
Torta salgada de liquidificar da Thayná: aprenda o passo a passo

Ela explica que a origem dessa delícia está na cultura indígena, que sempre utilizou bastante o milho e a mandioca. Em tupi guarani, bolo de milho é mbojape.

– A receita sofreu muitas mudanças de lá pra cá, principalmente porque não havia uma padronização no seu preparo. As medidas utilizadas eram muito vagas: um punhado, uma pitada, o quanto baste, a gosto, a preciso, até chegar no ponto – detalha a confeiteira. 

Ao fim, se chegou a uma receita simples e deliciosa:

– Aqui em casa, principalmente nesta quarentena, tem que ter um bolo sempre prontinho na boleira, e este de milho é um dos favoritos. Agrada demais – compartilha Josi.

Ela ainda sugere a opção para venda.

– Os insumos são de baixo custo e o tempo de preparo é rápido, fazendo com que se ganhe em quantidade com muita qualidade – completa.

Curiosidade

Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), tanto os índios mbya guarani quanto os caingangue têm, entre suas práticas alimentares culturais o bolo do milho, que é o mais tradicional, e o de trigo. O mbojape é ainda muito usado, não somente nos rituais guarani, mas também para acompanhar uma refeição à base de carne em molho ou assada. A diferença é que o bolo deles não é doce e deve ser assado nas cinzas.

MEU SEGREDINHO

– Quando faço massa amanteigada (para tortas ou biscoitos), nunca guardo na geladeira em formato de bola. Gosto de abrir entre dois plásticos e deixar já na espessura aproximada que vou usar. Assim, não tenho tanto trabalho na hora de abrir, pois ela fica firme. E, sempre antes de ir ao forno, coloco uns minutos na geladeira. Fica mais crocante.

CONFIRA A RECEITA DO BOLO DE MILHO 

INGREDIENTES
✔ 1 lata de milho verde, sem água
✔ 1 caixa de leite condensado (395g)
✔ 3 ovos
✔ 2 colheres (chá) de fermento químico
✔ 2 colheres (sobremesa) de manteiga sem sal
✔ 100g de coco ralado seco

MODO DE PREPARO

Divulgação / Senac-RS

/// Bater os ingredientes no liquidificador por mais ou menos quatro minutos.

Divulgação / Senac-RS

/// Colocar o que foi batido em uma forma média de bolo inglês, previamente untada e enfarinhada.

Divulgação / Senac-RS

/// Assar em forno médio a 170ºC, pré-aquecido, por 30 minutos. Depois, você pode cobrir com uma mistura de leite condenado (1 caixa), creme de leite (1 caixa) e 1 colher (sopa) de manteiga. Junte tudo e deixe no fogo até levantar fervura. Em seguida, cubra o bolo.

RENDIMENTO: 15 a 20 fatias
TEMPO DE PREPARO: cerca de 1 hora

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.   
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.   
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Caroline Tidra

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor 




MAIS SOBRE

Últimas Notícias