Notícias



Grupos prioritários

Crianças e gestantes começam a ser vacinadas contra gripe nesta segunda-feira

Terceira etapa da campanha inclui também pessoas com deficiência e mulheres no período após o parto

10/05/2020 - 21h14min


Bibiana Dihl
Bibiana Dihl
Enviar E-mail
  • Pessoas incluídas nos demais grupos prioritários, como idosos e doentes crônicos, ainda podem ser vacinadas
  • A partir do dia 18, serão imunizados adultos de 55 a 59 anos e professores das escolas públicas e privadas
  • A vacina da gripe não protege contra coronavírus, mas é ainda mais importante no momento em que o país passa por uma pandemia

Esta segunda-feira (11) marca, em todo o país, o início da terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe. Com a ampliação do público-alvo, grupos prioritários que até então não podiam se vacinar agora poderão procurar os postos de saúde. 

Até 17 de maio, a campanha está focada em crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto). Pessoas incluídas nos primeiros grupos prioritários podem seguir se vacinando (veja lista abaixo).

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

A partir do dia 18, podem se vacinar também os adultos de 55 a 59 anos e os professores das escolas públicas e privadas. A campanha está prevista para ser encerrada no dia 5 de junho.

Na última semana, o Rio Grande do Sul recebeu cerca de 900 mil doses da vacina trivalente (que protege contra o H1N1, H3N2 e influenza B). Cerca de 80% do total previsto para a campanha de 2020 já foi encaminhado. O Dia D de vacinação, que inicialmente havia sido previsto para o último sábado (9), foi cancelado – o objetivo do Ministério da Saúde foi evitar aglomerações por conta do coronavírus.

A vacina da gripe não protege contra coronavírus, mas é ainda mais importante no momento em que o país passa por uma pandemia. Além de facilitar diagnósticos, a vacinação previne uma coinfecção (quando o paciente contrai as duas doenças ao mesmo tempo) e ajuda a prevenir a sobrecarga do sistema de saúde.

Leia também
Empresas de ônibus decidem parcelar salários de rodoviários na Capital
Com 580 exames por dia em Porto Alegre, Marchezan diz que todas as pessoas com sintomas serão testadas
Estudo inédito sobre coronavírus no RS tem nova etapa a partir de sábado

Imunização na Capital

Em Porto Alegre, o público incluído na terceira etapa da campanha pode se vacinar nos postos de saúde e em 45 farmácias parceiras das redes Agafarma, São João e Panvel. Somente no caso das crianças, a orientação é de que elas sejam imunizadas nos postos de saúde para garantir o acompanhamento do calendário de vacinação.

Como o número de doses varia nos locais, a prefeitura pede que a população sempre consulte, na internet, o estoque em cada local antes de sair de casa. Por enquanto, não há previsão de aplicação de doses em drive-thrus, como foi feito em outras etapas.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias