Notícias



Estimativa

Estudo inédito sobre coronavírus no RS tem nova etapa a partir de sábado 

Entrevistadores vão visitar residências em nove cidades até a segunda-feira

08/05/2020 - 21h26min


Adriana Irion
Adriana Irion
Enviar E-mail


Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Testes rápidos são aplicados e dão resultado em 15 minutos

Mais uma etapa da pesquisa que aponta a prevalência do coronavírus no Rio Grande do Sul será realizada em nove cidades a partir deste sábado (9). Os entrevistadores — que fazem questionários e aplicam o teste rápido para detectar anticorpos da covid-19 — têm como meta atingir 4,5 mil participantes. A última etapa do levantamento estimou que, para cada caso de infecção notificado, há 12 desconhecidos pelas autoridades.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

O estudo inédito no Brasil também aponta que o Estado tem entre 5,6 mil e 15 mil pessoas que já foram infectadas pelo coronavírus. Já os dados oficiais registram somente 2.182 casos. Além de mostrar a quantidade de infectados na população, o levantamento indica a velocidade do contágio no RS.

Os resultados desta nova etapa devem ser apresentados até a quarta-feira (13). O trabalho foi encomendado pelo governador Eduardo Leite, é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e testará 18 mil pessoas.

A pesquisa chega à sua terceira etapa comemorando a adesão da população. Na primeira etapa, houve dificuldade dos entrevistadores para entrar nas residências e não foi possível fazer o total de 4,5 mil testes. No segundo turno, a participação foi total.

As equipes têm tido o acompanhamento de agentes da saúde de cada região e apoio de órgãos de segurança. As cidades visitadas são Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Ijuí, Santa Cruz do Sul e Uruguaiana. O trabalho ocorre entre o sábado (9) e a segunda-feira (11).

Leia também
Com 580 exames por dia em Porto Alegre, Marchezan diz que todas as pessoas com sintomas serão testadas
Na primeira hora, doações lotam baú de arrecadação da campanha do agasalho de Porto Alegre
Menino de 12 anos arrecada alimentos em Cachoeirinha e distribui para famílias afetadas pela crise

A segunda fase do trabalho revelou que há alta transmissibilidade no ambiente doméstico — ou seja, dentro de casa, entre pessoas que moram juntas. No total, 75% dos que moravam com participantes que tiveram teste positivo apresentaram o mesmo resultado no exame. Também mostrou que havia ocorrido redução, entre a primeira e a segunda fase, da adesão ao distanciamento social: dos 4,5 mil entrevistados, 28,3% disseram sair de casa todos os dias. Na primeira etapa, a proporção era de 20,6%.

Depois de iniciado no Estado, o estudo foi encomendado pelo Ministério da Saúde. Pesquisadores vão testar 99,7 mil pessoas em 133 cidades na etapa nacional, que deve começar nos próximos dias. No RS, o governador Eduardo Leite já deu aval para que a pesquisa siga sendo aplicada a partir de junho, mas a continuidade depende ainda de discussões. Na versão atual, as entrevistas e testes são feitos com intervalos de 15 dias e o trabalho, coordenado pelo epidemiologista e reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, será concluído com quatro etapas. 

Em caso de dúvida

- O participante que tiver receio de permitir a entrada dos pesquisadores pode fazer contato com os órgãos de segurança da sua cidade.

- A Brigada Militar e a Guarda Municipal das localidades estão apoiando o estudo e têm informações sobre os locais de visitação previstos na pesquisa.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias