Notícias



Atuação irregular

Prefeitura autua pelo menos 10 estabelecimentos no primeiro dia de reabertura do comércio em Porto Alegre

Na Avenida da Azenha, pelo menos cinco lojas de grandes redes abriram as portas, contrariando a determinação do poder público

05/05/2020 - 18h44min


Bruna Vargas
Bruna Vargas
Eduardo Paganella
Enviar E-mail
Marco Favero / Agencia RBS

 Pelo menos 10 estabelecimentos comerciais foram autuados pela prefeitura de Porto Alegre na manhã desta terça-feira (5), primeiro dia de reabertura parcial do comércio. A ação ocorreu no Centro Histórico e na Avenida Assis Brasil, e estava prevista para ser retomada à tarde.

Segundo o diretor de fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Denis Carvalho, os espaços fechados estavam descumprindo os decretos:

— São principalmente estabelecimentos em centros comerciais e lojas que não se enquadram na legislação.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Em uma ronda por grandes vias de pelo menos seis diferentes bairros da região central, a reportagem identificou que boa parte dos estabelecimentos esforçaram-se para cumprir o que foi exigido pela prefeitura, utilizando máscaras de proteção durante o atendimento e disponibilizando álcool gel para higienização na entrada das lojas. 

A principal contravenção identificada partiu de lojas que pertencem a grandes redes de varejo — e, segundo a determinação da prefeitura, não poderiam ter retomado as atividades. Na Avenida da Azenha, pelo menos cinco estabelecimentos desse tipo, incluindo lojas de departamentos, roupas e móveis, estavam atendendo clientes. Enquanto uma delas optou por manter um atendimento de balcão, com as pessoas na rua, e outras duas estavam controlando o acesso, com filas na porta. Houve uma interdição por parte da fiscalização. 

Para quem estava autorizado a abrir, a expectativa é de recuperação dos negócios. Nadir da Cruz, gerente de uma loja de vestuário, afirmou que a reabertura na semana do Dia das Mães vai ajudar:

Leia também
Pequenos e médios comércios reabrem as portas em Porto Alegre
Comércio de Canoas é reaberto e público obedece a exigência do uso de máscaras
Veja as condições para abertura de pequenos negócios em Porto Alegre nesta terça 

— Estamos animadas. Temos estoque para vender. Agora com o Dia das Mães, a gente torce para vender e pelo menos pagar as contas.

Lauro Alves / Agência RBS
Grandes redes abriram na Avenida da Azenha

O decreto editado pela prefeitura em 2 de maio libera somente as atividades de autônomos, profissionais liberais, microempreendedores individuais e as microempresas, que devem seguir regras de distanciamento social e higiene. As equipes de fiscalização da prefeitura previam voltar às ruas a partir das 14h, saindo do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico.


 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias