Notícias



Imunização

 Primeiro dia de vacinação contra a gripe de crianças e gestantes tem baixo movimento

Campanha também inclui pessoas com deficiência e mulheres no período após o parto

11/05/2020 - 16h46min


Eduardo Pinzon
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agencia RBS
Grávida de sete meses e meio, Patrícia Goulart buscou imunização no Centro de Saúde Modelo

A terceira fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início nesta segunda-feira (11) com movimento tranquilo nos pontos de aplicação das doses em Porto Alegre. No Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, uma pequena fila se formou por volta das 11h. Até o dia 17 de maio, a campanha está focada em crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto). 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

A nutricionista Patrícia Goulart, 40 anos, está gravida de sete meses e meio do segundo filho. A menina vai se chamar Catarina. A mãe esteve nesta manhã na unidade para receber a dose contra a gripe.

— Além de estar grávida, administro uma clínica geriátrica com pessoas que são um dos principais grupos de risco. São duas grandes preocupações — comentou enquanto aguardava ser chamada para a sala de aplicação. 

Félix Zucco / Agencia RBS
Mariana (ao centro) acompanhada da irmã e dos pais

Além de gestantes, muitos pais levaram as crianças para receber a vacina. Senhas são distribuídas pelos funcionários da unidade. A pequena Mariana Dias dos Santos, seis anos, veio da Lomba do Pinheiro com o pai, a mãe e a irmã para receber a vacina. 

— Nem doeu — disse a menina, enquanto mostra o curativo no braço esquerdo. 

Na última semana, o Rio Grande do Sul recebeu cerca de 900 mil doses da vacina trivalente (que protege contra o H1N1, H3N2 e influenza B). Cerca de 80% do total previsto para a campanha de 2020 já foi encaminhado. O Dia D de vacinação, que inicialmente havia sido previsto para o último sábado (9), foi cancelado para evitar aglomerações.

A vacina contra a gripe não protege contra o coronavírus. A imunização contra os três tipos de vírus influenza diminui os riscos de complicações que podem levar o paciente a internação. A vacinação auxilia os médicos no diagnóstico e previne a coinfecção (quando o paciente contrai as duas doenças ao mesmo tempo) — além de evitar a sobrecarga do sistema de saúde.

Leia também
Plano de distanciamento do RS prevê uso obrigatório de máscara
Crianças e gestantes começam a ser vacinadas contra gripe nesta segunda-feira
Com 580 exames por dia em Porto Alegre, Marchezan diz que todas as pessoas com sintomas serão testadas

As pessoas incluídas nos primeiros grupos prioritários podem seguir se vacinando. A partir do dia 18 de maio, adultos de 55 a 59 anos e os professores das escolas públicas e privadas também deverão procurar as unidades de saúde. A campanha está prevista para ser encerrada no dia 5 de junho.

Vacinação na Capital

As doses são encontradas nos postos de saúde e em 45 farmácias das redes Agafarma, São João e Panvel. Somente no caso das crianças, a orientação é de que elas sejam imunizadas nos postos de saúde para garantir o acompanhamento do calendário de vacinação.

Como o número de doses varia nos locais, a prefeitura pede que a população sempre consulte, na internet, o estoque em cada local antes de sair de casa. Por enquanto, não há previsão de aplicação de doses em drive-thrus, como foi feito em outras etapas.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias