Seu Problema É Nosso
Gelotecas levam cultura a moradores de Canoas
Projeto implantou quatro refrigeradores personalizados e recheados com livros espalhados pelos bairros Guajuviras e Olaria
Incentivar a leitura e divulgar o trabalho de grafiteiros locais. Esses são os objetivos do projeto Geloteca, em que geladeiras velhas são utilizadas como bibliotecas, organizado pelo rapper e produtor cultural Adriano de Souza Peixoto, 38 anos, o Dplay. Até agora, são quatro refrigeradores personalizados e recheados com livros espalhados pelos bairros Guajuviras e Olaria, em Canoas.
LEIA MAIS
Promessa de asfalto não saiu do papel em avenida de Viamão
Sujeira incomoda em ponto inacabado da Avenida Tronco, na Capital
Tio do Lanche, em Esteio, doa cachorros-quentes para pessoas em situação de rua
Adriano conta que tudo começou após uma visita:
– Eu tinha visto essas geladeiras em vários lugares e sempre achei muito legal. Um dia, estava na casa de um amigo e vi uma geladeira velha no pátio dele. Foi aí que eu fiz a proposta das gelotecas para ele.
De acordo com Dplay, o amigo prontamente aceitou. Após levar o refrigerador para casa, iniciou o processo de personalização com um amigo grafiteiro. Pouco tempo depois, a primeira Geloteca estava instalada em frente a um mercado, no bairro Guajuviras.
Cada geladeira é personalizada por um artista local. A cor única do eletrodoméstico dá lugar ao colorido do grafite, um estilo de arte urbana. Assim, de acordo com Adriano, além de incentivar a leitura aos moradores dos bairros onde elas ficam, o projeto divulga, de forma gratuita, o trabalho de grafiteiros canoenses.
Furto
Adriano explica que o começo da iniciativa foi um sucesso:
– As pessoas gostaram bastante da ideia. Foi criado até mesmo um grupo em uma rede social para organizar as trocas dos livros. Isso foi motivo suficiente para corrermos atrás e fazermos a segunda geloteca.
Entretanto, no meio de toda essa felicidade, um susto: a segunda foi furtada.
– Assim que soube, fiz um vídeo explicando o que aconteceu e postei nas redes sociais. Aí, recebi uma ligação dizendo que a geladeira havia sido penhorada e que, se eu pagasse R$ 300, me devolveriam – conta.
O produtor cultural diz que tentou explicar a serventia da geladeira e o motivo dela estar naquele local:
– Desligaram a ligação assim que eu falei que se tratava de um projeto social. Algumas horas se passaram e me ligaram novamente. Dessa vez, para dizer que a geladeira havia sido devolvida.
20 anos de carreira, 20 gelotecas
Neste ano, Dplay completa 20 anos de carreira. Por isso, resolveu criar uma meta para o projeto: uma nova geloteca por cada ano de sua carreira. Quatro eletrodomésticos já estão na rua, e, de acordo com Adriano, mais sete estão sendo produzidos e serão instalados ainda esta semana. A intenção é cumprir o objetivo nos próximos dois meses.
Para isso, o produtor cultural precisa da colaboração dos canoenses para preservar as gelotecas e, para manter o projeto mais adiante, também precisam de doações de livros e geladeiras. Interessados em ajudar o projeto devem entrar em contato com Adriano pelo telefone (51) 98272-4152.
Produção: Thayná Souza