Notícias



Seu Problema É Nosso

Promessa de asfalto não saiu do papel em avenida de Viamão

Buraqueira e atoleiro continuam a fazer parte da rotina de quem passa pela Avenida Santo Onofre, que deveria ter sido pavimentada

07/08/2020 - 08h00min


Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Buraqueira dificulta rotina de moradores do local

Entra ano e sai ano, o que não muda para quem vive na Avenida Santo Onofre, no bairro de mesmo nome, em Viamão, é a certeza de que, com a chegada do inverno, passar pelo trecho, de carro ou a pé, vai ser tarefa que exige cautela. Isso porque, sem pavimentação, o que toma conta de toda a extensão da via é a buraqueira, agravada pelo período de chuvas intensas nesta época do ano. 

Em setembro do ano passado, após um coletivo da linha Florescente ter atolado na lama do local, o DG mostrou as dificuldades enfrentadas por quem utiliza a via. De lá pra cá, pouca coisa mudou na paisagem da Santo Onofre – ainda que, à época, a prefeitura tenha informado à reportagem que a avenida estava em vias de receber a tão esperada pavimentação asfáltica, para alívio dos moradores da vizinhança.

LEIA MAIS
Sujeira incomoda em ponto inacabado da Avenida Tronco, na Capital
Tio do Lanche, em Esteio, doa cachorros-quentes para pessoas em situação de rua
Moradora do bairro Sarandi, na Capital, faz vaquinha para pôr fim à rotina de cirurgias

— A última vez que arrumaram foi quando saiu no jornal (em setembro de 2019). Aí, vieram com uma equipe boa de pessoal, colocaram saibro e umas pedras. O problema é que, com a chuva, todo o saibro é levado pela água e tudo fica esburacado novamente. E, nesse inverno, ainda não teve nenhum reparo — relata o servidor público Carlos Aurélio de Souza, 60 anos, contando que, no que diz respeito à pavimentação prometida, o asfalto permaneceu no plano das ideias.

Dificuldades acumulam

Morador da avenida há 18 anos, o servidor público teve que se adaptar à realidade de buraqueira da via. Sem conseguir entrar com o carro no pátio de sua residência, por conta das crateras em frente ao portão, Carlos precisa deixar o veículo há cinco quadras dali –  bem longe do atoleiro da Santo Onofre e, também, de sua garagem, onde idealmente o automóvel deveria ficar.

— Minha madrinha (que vive no mesmo terreno) tem problemas de saúde e, seguido, preciso deslocar ela. Aí, tenho que subir as cinco quadras, pegar o carro, estacioná-lo na rua e, com todo cuidado, carregar ela para embarcar — relata Carlos, afirmando que esta é uma realidade comum aos moradores. 

Mas, ainda assim, as más condições do pavimento estão longe de ser o único problema de quem vive na Santo Onofre. Para a vizinhança, os alagamentos também são uma preocupação, pois o saibro colocado na via pelas equipes da prefeitura – a fim de amenizar os buracos –, acaba sendo arrastado pela chuva até um arroio localizado ao fim do trecho. Com o assoreamento do córrego, que passa atrás da casa de muitos moradores, os dejetos acabam por invadir o pátio das residências – trazendo ainda mais incômodos. 

Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Água da chuva e esgotos irregulares agravam o problema

— Outra questão é o esgoto, que aqui é uma vergonha. Não há nenhuma fiscalização da prefeitura e várias casas tem só um cano que larga os dejetos direto na rua, o que faz piorar ainda mais tudo — complementa Carlos, que vê na atuação da administração municipal a única saída para pôr fim às dificuldades enfrentadas:

— O que vai solucionar, mesmo, é a prefeitura pavimentar e cobrar para o pessoal fazer a adequação dos seus esgotos. Porém, isso é uma coisa que estamos aguardando há muito tempo, desde outros governos. 

Prefeitura confirma pavimentação

Contatada pela reportagem, a prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria Geral de Governo, informou que o município está em contato com a empresa responsável pela obra de pavimentação da Avenida Santo Onofre para definir o cronograma de trabalho. Segundo a administração municipal, outras ruas devem receber obras de pavimentação, que devem ser anunciadas no próximo dia 10. Nesta ocasião, também será divulgada a data de início dos trabalhos na Avenida Santo Onofre.

Questionada sobre o motivo pelo qual os prazos informados à reportagem, ainda no ano passado, não foram cumpridos e sobre os métodos de fiscalização acerca da adequação nas redes de esgoto residencial da via, a prefeitura não se manifestou.

Produção: Camila Bengo


MAIS SOBRE

Últimas Notícias