Notícias



Mesmo com pandemia

Prefeitura não descarta abertura das piscinas públicas de Porto Alegre no verão

Locais estão passando por manutenção de rotina e prefeitura ainda estuda possibilidade de abrir os locais para banho, seguindo protocolos sanitários em razão da pandemia

06/11/2020 - 05h00min

Atualizada em: 06/11/2020 - 05h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
André ¿?vila / Agência RBS
Ceprima, em foto do janeiro deste ano, é um dos locais que costuma abrir ao público

Ainda não guarde sua toalha de banho, pois pode ser que as piscinas públicas de Porto Alegre abram neste verão, mesmo com a pandemia. Isso porque, conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (Smdse), a decisão só será tomada mais perto do verão. Atualmente, a pasta trabalha com a ideia de um início da temporada de banhos na última semana de dezembro, seguindo todos os protocolos de segurança determinados pelo comitê municipal de enfrentamento ao coronavírus. 

Leia mais
Problema hidráulico adia abertura de piscina pública em Porto Alegre
Conheça as piscinas públicas de Porto Alegre
Famílias curtem piscinas públicas abertas em Porto Alegre

Na visão da prefeitura, decidir agora pode representar ter que trocar de ideia lá na frente. Por isso, a opção de permitir ou não os mergulhos dependerá da situação epidemiológica da cidade, pois, vale lembrar, ainda há uma situação de pandemia causada pelo coronavírus. 

Mesmo com a redução, ainda que lenta, das ocupações em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), decidir pelo funcionamento ou não das piscinas pode representar um passo contra ou a favor do que o próprio Executivo já determinou. É que entre os decretos de flexibilizações publicados na Capital, na semana passada, um deles permitiu a utilização das piscinas abertas em clubes, respeitando a ocupação máxima de 50% da capacidade e o espaçamento de 2 metros entre cadeiras e espreguiçadeiras _ exceto para pessoas do mesmo círculo social. 

As piscinas públicas que funcionam em Porto Alegre estão em centros comunitários espalhados em todas regiões da Capital. Nos pontos, as piscinas funcionam em locais abertos, com espaços ao redor para lazer dos banhistas. Então, pelos decretos do próprio município, seria possível abrir, já que as áreas são semelhantes aos clubes privados onde o movimento já foi liberado. Mas, para isso, a prefeitura terá de conseguir montar estruturas que respeitem os protocolos definidos por ela mesma. E é nesse ponto que os técnicos da Smdse trabalham, pensando em que protocolos podem ser adotados para garantir, com segurança, o funcionamento das piscinas públicas.

Reforma completa ficou na promessa

Todo ano, o Diário Gaúcho acompanha a novela que envolve a abertura das piscinas públicas. Nem sempre, todas abrem ao mesmo tempo. Algumas podem apresentar problemas ou ter atrasos na manutenção. Mas, essa temporada prometia ser diferente. No ano passado, a prefeitura afirmou que pretendia reformar todas as piscinas públicas da Capital, permitindo que as sete disponíveis funcionassem ao mesmo tempo. Entretanto, isso ficou só no plano das ideias. 

Como a crise gerada pela pandemia pegou todos de surpresa, investir na reforma dos locais não foi algo nem cogitado para este ano. Somente as manutenções de rotina são executadas nos cinco pontos que ainda funcionam. E com isso, para a temporada 2020-2021, o nível deve seguir o mesmo de outros anos. Mas, para saber, em definitivo, se a máscara também vai para a beira da piscina neste verão, só no próximo mês.

Onde ficam as piscinas

As que abrem anualmente

/// Cecores: Avenida Nilo Wulff, s/n°, bairro Restinga

/// Cecoflor: Rua Irene Capponi Santiago, 290, bairro Cristo Redentor

/// Cecopam: Rua Arroio Grande, 50, bairro Cavalhada

/// Ceprima: Rua Camoati, 64, bairro Santa Maria Goretti

/// Cevi: Rua Papa Pio XII, 129-335, Vila Ingá/Passo das Pedras

As que vão seguir sem abrir em 2020/2021

/// Cegeb: Rua Coronel Neves, 555, bairro Medianeira

/// Cecove: Rua Paulo Gomes de Oliveira, 200, bairro Sarandi

Leia mais notícias do Diário Gaúcho



MAIS SOBRE

Últimas Notícias