Notícias



Qualificação

Saiba como mandar bem no português na hora de buscar uma oportunidade de emprego

Falta de habilidades com a língua portuguesa é um dos fatores que mais eliminam candidatos de processos seletivos

10/11/2020 - 15h07min

Atualizada em: 10/11/2020 - 15h13min


Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Muitos fatores podem ser decisivos no momento de aprovar ou eliminar um candidato de um processo seletivo: experiências, referências e formação, entre outros quesitos, entram na balança dos recrutadores. Mas o que pouca gente sabe é que o domínio da língua portuguesa também é um fator decisivo para quem busca uma oportunidade de emprego. 

LEIA MAIS
Saiba como driblar a ansiedade antes e durante uma entrevista de emprego
Da vila para o mercado de trabalho: jovens da periferia dão dicas para driblar os obstáculos na busca por emprego
Aproveite oportunidades de trabalho em aplicativos

De acordo com levantamento realizado pelo site de empregos Catho com 409 recrutadores, a fim de identificar quais são os motivos que os levam a descartar um currículo, o fator campeão foi a língua portuguesa. Em 34% das respostas dos entrevistados, os erros de português apareceram como o principal motivo de eliminação dos candidatos, seguido da falta de experiência (24,6%), ausência de objetivo profissional (10,1%), distância entre a residência do candidato e a empresa (9,4%), apresentação visual (9,1%) e outros fatores (12,8%).

Estudantes

Apesar da proximidade maior com o conteúdo, vocabulário e gramática também dificultam a vida de estudantes que estão em busca da primeira inserção no mercado de trabalho. De acordo com o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), a língua portuguesa tornou-se a grande vilã na procura por uma vaga.

A constatação foi feita por meio de uma pesquisa realizada pelo Nube, que contou com a participação de mais de 9 mil estudantes. No teste, os participantes foram desafiados a realizar um ditado contendo 30 palavras de uso cotidiano. Na avaliação, seriam considerados aprovados aqueles que, das 30, acertassem a grafia de pelo menos 23.

Contudo, mais da metade dos estudantes foi reprovada – deixando o alerta acerca da deficiência das habilidades linguísticas de grande parte dos jovens que buscam uma oportunidade de emprego.

Dicas

O fato é que, independentemente da idade ou do nível profissional, e seja pela escrita no currículo ou pela forma de se comunicar verbalmente, o domínio das habilidades linguísticas tem sido cada vez mais exigido. Segundo a recrutadora do Nube, Helenice Resende, esta á uma questão avaliada tanto nas entrevistas quanto no ambiente de trabalho:

– Uma das competências básicas exigidas pelas empresas é a comunicação. Para o colaborador conseguir dialogar corretamente com seus colegas e clientes, gerenciar negociações ou transmitir informações com clareza, é preciso entender bem as principais regras existentes no nosso idioma nativo.

Para te ajudar a mandar bem na língua portuguesa e, assim, ter mais chances de se inserir no mercado de trabalho, o DG separou dicas de canais no YouTube que disponibilizam conteúdos acessíveis sobre a disciplina. 

Confira canais no YouTube para aprender de graça:

Professor Noslen

Como o nome já diz, o canal é mantido pelo professor Noslen, que ministra aulas disponibilizadas na plataforma. Nele, é possível encontrar vídeos sobre regras da língua portuguesa e aprender métodos e técnicas para melhorar a escrita, além de esclarecer dúvidas pontuais.

Os conteúdos são apresentados de forma descontraída, a partir de músicas e paródias. O canal possui 3 milhões de inscritos e é um dos mais acessados no YouTube, dentre os canais educacionais.

Para conferir, clique aqui.

Redação e Gramática Zica

No canal, é possível encontrar vídeos gratuitos com dicas e explicações sobre gramática e construção de redações. Há, ainda, cursos completos, pagos.

Os conteúdos são voltados para o uso do português no dia a dia e, também, para quem está estudando para concursos e vestibulares. As miniaulas são ministradas de forma descontraída pela professora Pamba.

Para conferir, clique aqui.

Português Fácil

Com aulas ministradas pelo professor Tiago Buranello, o canal é focado no ensino do português básico, com aplicações do dia a dia e dicas para concursos – sobretudo, Enem e Encceja. Há, ainda, conteúdos específicos para as exigências da língua portuguesa no mercado de trabalho.

Para conferir, clique aqui.

Português para Desesperados

A professora Carol Mendonça investe em paródias de músicas famosas para ensinar conteúdos da língua portuguesa. Dentre as mais badaladas, está a paródia do hit “Paradinha”, de Anitta. Além das músicas, a professora também disponibiliza aulas e dicas de gramática, redação e interpretação de texto.

Para conferir, clique aqui.

Produção: Camila Bengo


MAIS SOBRE

Últimas Notícias