Notícias



Retomada do atendimento

Com balões, moradores comemoram reabertura de posto de saúde fechado há mais de 30 dias na zona norte de Porto Alegre

Durante a manhã desta quarta-feira, cerca de 50 pessoas procuraram atendimento na UBS Vila Elizabeth, no bairro Sarandi

13/01/2021 - 20h57min


Eduardo Pinzon
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS
Um cartaz e balões foram pendurados na entrada da unidade de saúde localizada na zona norte de Porto Alegre

Após 37 dias fechado por determinação da antiga gestão de Porto Alegre, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Elizabeth, no bairro Sarandi, zona norte de Porto Alegre, voltou a receber pacientes na manhã desta quarta-feira (13). A comunidade comemorou a retomada dos atendimentos e pendurou balões na entrada do prédio para dar as boas-vindas aos profissionais de saúde. Durante a manhã, cerca de 50 pessoas procuraram o local em busca de consultas, orientações médicas e para a retirada de medicamentos.

O local estava fechado desde 7 de dezembro. À época, o Executivo municipal justificou que os atendimentos seriam realocados em outras unidades devido a problemas estruturais nos prédios. No entanto, a Justiça determinou pelo retorno das atividades da UBS. A decisão envolve outras três unidades, mas, devido à necessidade de obras, a previsão do município é de que a retomada nas demais ocorra, no mínimo, em 60 dias.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

O funcionário público aposentado Tadeu Silva, 63 anos, mora em frente à UBS Vila Elizabeth. Em dezembro, ele assistiu ao fechamento sem anúncio prévio do posto de saúde onde faz acompanhamento médico há muitos anos. Após a reabertura da unidade, às 8h desta quarta, Silva foi um dos primeiros a ser atendido por uma das três médicas que atuam na unidade:

— Teve espera normal para ser atendido, mas consegui entregar um exame para a doutora. Agora estou saindo daqui com todos os encaminhamentos para outras demandas que vou precisar fazer nos próximos dias. A comunidade precisa do posto. Não se pode simplesmente fechar de uma hora para outra — opinou.

Uma das responsáveis pela colocação do balões foi a metalúrgica aposentada Ione Lopes Garcia, 74 anos. Integrante do Conselho Local de Saúde (CLS) da Vila Elizabeth, dona Ione conta que acompanhou a construção da unidade e elogiou a atuação dos profissionais que atendem a comunidade da zona norte da Capital: 

— Além dos balões, entregamos uma cesta com bombons para recepcioná-los de volta. Temos uma médica que trabalha há 18 anos aqui, mas sequer fomos avisados que iriam fechar as portas. Espero que não mexam mais na nossa UBS, pois a comunidade sempre irá para a guerra, na luta pela nossa saúde. 

André Ávila / Agencia RBS
Cuidadora de idosos retirou medicamentos para pressão e diabetes nesta manhã

Um funcionário do local orientava os pacientes que buscavam atendimento na unidade nesta manhã. Sentada em cadeira na área externa, a cuidadora de idosos Silma Camacho, 45 anos, veio retirar medicamentos de uso contínuo para pressão e diabetes.

— Estava tendo que comprar na farmácia popular, gastando cerca de R$ 200. Foi questão de minutos e consegui retirar os medicamentos — contou.

Leia também
Pacientes reclamam de dificuldade para conseguir consultar em postos de Gravataí
Marcação de consultas por aplicativo chega a 47 postos de saúde de Porto Alegre
Discussão sobre continuidade dos cobradores em Porto Alegre deve voltar em 2021

A unidade da Vila Elizabeth está funcionando das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. 

Reabertura das demais unidades 

Os quatro locais que haviam sido fechados foram vistoriados em 5 de janeiro pelo secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, e por engenheiros da pasta. O único prédio em condições de voltar a receber pacientes de forma imediata era o da Vila Elizabeth. As demais precisarão passar por reparos antes da reabertura. 

— Conversamos com a comunidade, que solicitou a reabertura do serviço. Hoje estamos reativando a estrutura para fornecer atendimento à população — afirmou Sparta durante a reabertura da unidade da Vila Elizabeth.

Ainda não há datas específicas para a retomada dos atendimentos, mas o cronograma prevê que a próxima estrutura que voltará a receber pacientes será a Laranjeiras, no Morro Santana, zona leste da Capital. As principais intervenções no local serão obras para evitar alagamentos no prédio e o entupimento dos vasos sanitários. Em seguida, deverá ser liberada para a comunidade a UBS Jenor Jarros, no bairro Rubem Berta, na Zona Norte. O principal problema a ser atacado no prédio é a infiltração.

Por último, a expectativa é de retomada dos trabalhos da UBS Pitinga, no bairro Restinga, zona sul da cidade. A construção é a que necessita do maior número de reparos, de acordo com a prefeitura. A previsão para a conclusão dos trabalhos nos três postos que seguirão fechados é de 30 a 60 dias.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias