Notícias



Há vagas

Jovem Aprendiz: capacitação aliada ao primeiro emprego

Programa é uma porta para o mercado de trabalho. Saiba onde se candidatar às oportunidades

30/07/2021 - 10h32min


jirsak / stock.adobe.com
No programa, o jovem realiza formação técnico-profissional ligada à atividade praticada na empresa onde trabalha

Destinado a jovens entre 14 e 24 anos, que sejam estudantes ou que tenham concluído o Ensino Médio, o programa Jovem Aprendiz busca promover a inserção no mercado de trabalho através da capacitação aliada à experiência do primeiro emprego. O objetivo é permitir o desenvolvimento profissional, mas sem prejudicar a formação e continuidade dos estudos dos participantes. 

Ao ser contratado, o aprendiz irá realizar cursos e formações técnico-profissionais relacionadas com as atividades que serão praticadas na empresa. Assim, o jovem será inserido no programa de aprendizagem de alguma entidade qualificada para esse formato de capacitação. Com contratos de, no máximo, dois anos de duração, as atividades de trabalho deverão ser conciliadas com as aulas práticas e teóricas ministradas pela entidade formadora.

LEIA MAIS
Projeto oferece aulas de culinária a baixo custo
RS cria 11,4 mil vagas com carteira assinada em junho e fecha semestre com saldo positivo de 93,1 mil postos de trabalho
Empreendedora de Viamão realiza o sonho de abrir o próprio negócio durante a pandemia

Por lei, as empresas com mais de sete funcionários devem ter, no mínimo, 5% de suas vagas destinadas a aprendizes, e, no máximo, 15% para funções que precisam de formação específica. A exceção é para micro e pequenas empresas, que podem escolher aderir ao programa. 

Diferencial

Diferentemente de um estágio, a contratação do Jovem Aprendiz é realizada por regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), ou seja, com carteira assinada. Assim, quem atua nessa modalidade de trabalho passa a ter direitos como salário mínimo por horas trabalhadas, vale transporte, férias, 

13° salário e contribuição previdenciária. Ariel Berti, gerente do Núcleo de Educação Profissional do Senac-RS, comenta que, por meio de um processo de aprendizagem contínuo, os períodos de formação em paralelo às práticas na empresa permitem uma evolução das habilidades e funções exercidas pelos jovens. 

– O programa Jovem Aprendiz é uma excelente oportunidade para os jovens terem uma primeira experiência de trabalho, amparada por uma instituição formadora, que, em parceria com a empresa, irá desenvolver as competências necessárias para a sua atuação – completa Ariel. 

Segundo o gerente, o mercado de trabalho valoriza profissionais que passaram pelo programa, por compreender que a primeira experiência do aprendiz foi acompanhada pedagogicamente por profissionais qualificados para esse fim, como é o caso do Senac.  

Para se candidatar às vagas do programa Jovem Aprendiz, as recomendações são de que os interessados procurem por empresas que estejam divulgando as oportunidades ou nos sites focados nesse tipo de contratação. 

Elnur / stock.adobe.com
Ter a primeira experiência de trabalho aliada a um acompanhamento pedagógico, torna-se um diferencial

Veja onde se candidatar

/// A rede de farmácias Droga Raia está com vagas abertas em Farroupilha, Porto Alegre e Santa Maria, com possibilidade de construção de plano de carreira na empresa. O aprendiz irá desenvolver diversas atividades ligadas ao varejo. Para concorrer, é necessário estar cursando o Ensino Médio. Mais informações no link bit.ly/2TvkQx0. 

/// O Agibank oferece vagas para pessoas entre 16 e 22 anos. As oportunidades são para Porto Alegre, onde serão realizadas atividades administrativas e de atendimento ao público. Mais informações no link bit.ly/3x13GoB. 

/// A Cobasi está com vagas disponíveis para Porto Alegre. Os contratados farão curso profissionalizante no Senac e passarão por diversas áreas da empresa, com foco no desenvolvimento de novos conhecimentos. Mais informações no link bit.ly/3rIgRKk. 

Outras oportunidades podem ser consultadas nos sites das organizações que trabalham com a divulgação de vagas do programa Jovem Aprendiz: 

/// Espero é uma associação que atua na capacitação de adolescentes e jovens por meio de ações socioeducativas e de integração ao mundo do trabalho. Para consultar as chances disponíveis, acesse vagas.taqe.com.br/espro. 

/// O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) atua no aperfeiçoamento, capacitação empresarial e programas de treinamento. Para consultar as vagas do programa Jovem Aprendiz, é necessário realizar cadastro no link sne.iel.org.br/aprendiz/. 

/// O Ciee busca gerar oportunidades de desenvolvimento profissional por meio da capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho. Para consultar as oportunidades, disponíveis em todo o Estado, é necessário cadastrar-se no site cieers.org.br.

Produção: Émerson Santos



MAIS SOBRE

Últimas Notícias