Notícias



Seu Problema é Nosso

Em Cachoeirinha, vizinhos organizam mutirão de limpeza em área verde abandonada 

Cerca de 30 moradores participaram da atividade no bairro Jardim do Bosque

18/08/2021 - 10h31min


Anselmo Cunha / Agencia RBS
Uilson foi um dos organizadores da ação

O descarte irregular de lixo em uma área verde na Rua Guajuviras, no bairro Jardim do Bosque, em Cachoeirinha, foi a principal motivação para que um grupo de cerca de 30 pessoas se reunisse para realizar uma limpeza. Segundo o comerciante e embaixador do Instituto Lixo Zero Uilson Droppa, 36 anos, esta não é a primeira vez que moradores do bairro se reúnem para intervir em áreas abandonadas da comunidade. 

Há três anos, o comerciante fundou a Associação União de Moradores do Jardim do Bosque (Amojab), que tem entre seus objetivos promover ações de educação ambiental e práticas sustentáveis. Uilson explica que, apesar de a comunidade ter o apoio do poder público, que realiza limpezas constantes na região, o problema é recorrente e tem feito parte da cultura local. Além de prejudicar o ambiente, o descarte irregular de resíduos tornava a área perigosa. Pessoas estariam usando os entulhos para se esconder e cometer crimes. 

LEIA MAIS:
Em Canoas, treinador de futebol apoia meninos que sonham em entrar em campo profissionalmente
Anjas de Batom arrecadam alimentos para comunidade no Morro da Cruz
Na Restinga, moradores se unem para limpar e cuidar de praça

Lixo Zero

Para celebrar o Dia do Lixo Zero – uma data dedicada a mobilizações e ações relacionadas às práticas sustentáveis –, no sábado passado, os moradores se reuniram para retirar todos os resíduos da área verde e revitalizar o local. O evento ocorre em mais de 150 cidades do Brasil. Embaixadora do Instituto Lixo Zero em Cachoeirinha, Thays do Nascimento, 32 anos, afirma que a limpeza do local foi uma das atividades realizadas em Cachoeirinha para marcar a data. 

A mobilização contou com a apoio da comunidade e da prefeitura de Cachoeirinha. Uilson conta que participaram da limpeza moradores envolvidos em diferentes frentes de atuação. Comerciantes doaram pneus, tintas e pincéis. Além disso, fiéis de duas igrejas locais também colaboraram. Após a separação dos resíduos, equipes da prefeitura recolheram o material. 

O professor Adriano Pieres, 45 anos, é morador do bairro há duas décadas. Segundo ele, a motivação para participar do mutirão surgiu a partir da esperança de ver o bairro mais saudável: 

– Vai muito além do pátio de casa. Temos causas coletivas. 

LEIA MAIS:
Músico selecionado para estudar nos Estados Unidos pede ajuda para custear viagem
Cinco problemas históricos na Região Metropolitana ainda precisam solução
Gravataí: Com melhorias, mas sem a passarela na RS-020

O pastor Sandro Ricardo da Silva, 52 anos, explica que, há cerca de sete anos, era comum encontrar lixo em áreas não cercadas:  

– Quando pessoas de outras igrejas vinham nos visitar, eu sentia vergonha. Sempre ouvia de alguém: “Como teu bairro é sujo”. Hoje já é diferente. 

Atualmente, a parte mais crítica, explica o morador, é a área verde na Rua Guajuviras. 

Mais ações

/// Thays explica que o Instituto Lixo Zero tem embaixadores locais que realizam ações em escolas, associações e eventos promovidos na cidade. Agora, o grupo está organizando a Semana Lixo Zero, que tradicionalmente ocorre em outubro. 

/// Além disso, a ideia é que ações sustentáveis possam ocorrer em outros locais do município. 

/// Para saber mais sobre as atividades do grupo, basta entrar em contato pelo e-mail cachoeirinhalixozero @gmail.com.

Produção: Kênia Fialho 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias