Notícias



Receita do Leitor

Escondidinho de charque: no mês dos Festejos Farroupilhas, aprenda a fazer a receita da Maira

A microempreendedora fez um escondidinho de charque e utilizou ingredientes com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul

08/09/2021 - 08h00min

Atualizada em: 22/09/2021 - 09h53min


Reprodução / Arquivo Pessoal
Prato utiliza poucos ingredientes e promete show de sabores

Para inspirar nossos leitores no mês de setembro, época dedicada aos Festejos Farroupilhas, publicaremos receitas para homenagear o povo gaúcho: com sabor, qualidade e tradição. A primeira convidada é a microempreendedora Maira Pacheco Behn, 42 anos, moradora do bairro Tristeza, na Capital. Ela foi a única representante do Estado a participar do “Cozinheira & Brasileira”, um projeto lançado este ano que celebra as mulheres empreendedoras brasileiras no ramo da gastronomia.  Maira ensina a preparar o escondidinho de charque feito com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul.

Reprodução / Arquivo Pessoal
Maira fez questão de utilizar as cores da bandeira do Estado

– O charque é um alimento clássico aqui no Estado – justifica.

MEU SEGREDINHO:  ///  – Gosto de utilizar uma batedeira para desfiar a carne. Isso otimiza o tempo e garante que o charque seja bem desfiado.

LEIA MAIS:

Confira como preparar o bolo girassol da Débora
Espaguete de abobrinha com almôndegas de lentilha: confira a receita vegana da Antonia
Frango na moranga da Carla: confira como fazer um prato saboroso e com poucos ingredientes

INGREDIENTES:

Charque:

 ✔ 1kg de charque
✔ 2 tomates maduros
✔ 2 cebolas
✔ 2 dentes de alho
✔ 5 ramos de salsinha
✔ Azeite a gosto
✔ Sal e pimenta-do-reino a gosto

Purê de aipim:

✔1kg de mandioca descascada
✔ 1 xícara (chá) de leite
✔ 2 e 1/2 colheres (sopa) de manteiga
✔ 1/2 pimentão verde em tiras
✔ 1/2 pimentão amarelo em tiras
✔ 1/2 pimentão vermelho em tiras
✔Sal a gosto
✔ 1 xícara (chá) de queijo coalho ralado fino

MODO DE PREPARO: 

/// Corte o charque em cubos para dessalgar a carne. Lave bem sob água corrente e coloque em uma tigela. Cubra o charque com 5 xícaras (chá) de água fria e deixe na geladeira durante 12 horas. Troque a água pelo menos duas vezes durante a dessalga.

Reprodução / Arquivo Pessoal

/// Ponha o charque em uma panela de pressão, cubra com água, tampe e leve ao fogo alto. Quando a panela apitar, baixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Pique a cebola, o alho e a salsinha. Corte os tomates em cubos pequenos.

/// Reserve 1/2 xícara (chá) da água do cozimento do charque. Tire o excesso de gordura e desfie os pedaços ainda quentes com dois garfos. Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, coloque o azeite, a cebola, uma pitada de sal e refogue até murchar. Acrescente o alho, o tomate e mexa por um minuto. Adicione a carne desfiada, tempere com sal e pimenta e refogue por dois minutos. Junte a água do cozimento reservada, a salsinha e misture bem.

Reprodução / Arquivo Pessoal

/// Preaqueça o forno a 240°C (temperatura alta). Corte o aipim em fatias grandes. Coloque na panela de pressão e leve ao fogo alto. Quando a panela apitar, baixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Desligue o fogo e transfira os pedaços para uma panela grande. Com um amassador de legumes, amasse os pedaços ainda quentes dentro da própria panela (ou utilize um garfo). Adicione o leite e leve a panela ao fogo baixo. Mexa bem com uma espátula por cerca de 5 minutos até formar um purê bem cremoso. Tempere com sal e misture a manteiga.

/// Para a montagem, preencha potes pequenos com o charque refogado. Cubra com o purê de aipim e polvilhe com o queijo mussarela ralado. Leve ao forno para gratinar por cerca de 20 minutos, ou até o queijo derreter e dourar. Retire do forno e sirva imediatamente. 

RENDIMENTO: 6 porções
TEMPO DE PREPARO:  90 minutos

Produção: Kênia Fialho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias