Notícias



PAPO RETO

Manoel Soares e o medo de nós mesmos

Colunista escreve para o Diário Gaúcho aos sábados.

25/09/2021 - 05h00min


Manoel Soares / Arquivo Pessoal

Tornar a convivência consigo mesmo algo prazeroso é o grande desafio da vida. Nossas angústias e traumas, com o passar do tempo, vão se acumulando e criando medos que nos fazem ver coisas onde não tem. Quando não aguentamos mais nossas neuras e pirações, começamos a projetar nos outros aquilo que incomoda em nós mesmos. Uma vizinha que canta alto e mal vira a mala da vizinhança, mas na verdade é que não gostamos de nossa voz. O cara da rua que comprou um carro bacana bacana para pagar em 68 vezes vira alvo de nossas críticas. 

Leia mais colunas de Manoel Soares
Você está mais para índio ou para colonizador?
No nosso tempo era bem diferente
A vida está começando a entrar em uma fase delicada

Porém, após alguns minutos de reflexão sincera, percebemos que o que sentimos tem mais a dizer sobre nós, do que sobre as pessoas que criticamos. As redes sociais são uma cortina de fumaça para disfarçar essa nossa incapacidade de se bastar e conviver com a gente mesmo. A qualquer momento em que nossos pensamentos começam a criar ruídos em nossa cabeça, trazendo perguntas e reflexões que podem levar a termos que ouvir nossas próprias reclamações, nos enfiamos em uma rede social para ter a sensação de que estamos ocupados demais para nós mesmos. 

Com isso o autocuidado e autoconhecimento vão para as cucuias. Se não conseguirmos conviver com a gente, não podemos esperar que os outros convivam. Se não conseguimos nos amar e nos aceitar, fica complicado para quem chega perto da gente também. Precisamos perder o medo de nós mesmos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias