Notícias



Região Metropolitana  

Cachoeirinha promete normalizar coleta de lixo a partir desta segunda-feira 

Na última semana, a prefeitura assinou contrato para recolhimento de resíduos, e quatro caminhões chegaram de Minas Gerais para integrar a frota 

24/10/2021 - 22h06min


Leticia Mendes
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Ainda há pontos com lixo acumulado em contêineres

Após sofrer ao longo de dias com o acúmulo de lixo em contêineres e nas ruas, a prefeitura de Cachoeirinha, na Região Metropolitana, promete normalizar o atendimento à população nesta segunda-feira (25). A coleta deverá voltar a seguir a rota que era realizada anteriormente, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos.  

LEIA MAIS
Coleta começa a ser regularizada em Cachoeirinha, mas alguns bairros ainda sofrem com acúmulo de lixo
Prefeitura de Cachoeirinha decreta situação de emergência devido aos problemas do lixo
Alvo de operação do MP, prefeito de Cachoeirinha é afastado do cargo 

— As pessoas estavam acostumadas com a coleta passando em frente de casa em determinados dias e continuará a mesma coisa a partir da próxima semana. A partir de segunda-feira, os caminhões vão fazer os roteiros que eram realizados antes da suspensão das empresas — afirma o secretário Valdir Matos.  

Quando a coleta estava normalizada, o município contava com 11 rotas de atendimento, o que deve voltar a ser realizado na próxima semana. Até este sábado (23), a prefeitura ainda está fazendo o serviço por meio da divisão em oito setores. O secretário reconhece que, embora o recolhimento já tenha sido retomado em boa parte da cidade, ainda há pontos com lixo acumulado, em contêineres.  

— Temos um caminhão para atender justamente esses pontos estratégicos, retirando o que ainda está acumulado. Graças a Deus, já melhorou 95% do que estava — diz o secretário.  

Informações podem ser obtidas junto à secretaria por meio do telefone 51 99788-2599. 

Relembre  

O serviço de coleta de lixo em Cachoeirinha ficou interrompido por uma semana em razão da suspensão dos contratos com as empresas que faziam o recolhimento, por decisão judicial, a pedido do Ministério Público. A cidade passou a sofrer com lixo acumulado ao longo de dias.  

No dia 9 de outubro, o serviço foi retomado graças à contratação emergencial da empresa Ecsam Serviços Ambientais, que colocou quatro caminhões de lixo para circular no município. Para dar conta da coleta, um novo chamamento emergencial foi realizado, o que levou à contratação da mesma empresa, que ficou em quarto colocado (das demais, uma não tinha documentação necessária e outras duas desistiram). 

Na última quarta-feira (20), quatro caminhões chegaram na cidade, para agilizar as coletas. O contrato com a nova empresa responsável, a Ecsam Serviços Ambientais, ficará vigente por 180 dias, mas a prefeitura prevê a realização de novo processo licitatório na modalidade concorrência para os próximos 60 dias. 

No final de setembro, uma operação foi deflagrada em Cachoeirinha e culminou no afastamento do prefeito Miki Breier. A ofensiva investiga um suposto esquema de corrupção envolvendo a prefeitura e empresas que atuavam na limpeza do município. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias