Moradores do Cantagalo reivindicam melhorias nas estradas da região - Notícias

Versão mobile

 
 

Seu Problema é Nosso25/10/2021 | 22h26Atualizada em 25/10/2021 | 22h26

Moradores do Cantagalo reivindicam melhorias nas estradas da região

A situação afeta o deslocamento de carros, caminhões, ônibus e até mesmo a passagem de pedestres

Moradores do Cantagalo reivindicam melhorias nas estradas da região Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal/Arquivo Pessoal
A água suja se mistura com a da chuva causando pontos de alagamento nos buracos das estradas Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

Moradores da comunidade Cantagalo, no distrito de Itapuã, zona rural de Viamão, há cerca de cinco anos enfrentam problemas de infraestrutura nas estradas. Uma das principais solicitações dos moradores ao poder público é a manutenção e pavimentação das vias.

Leia Mais
Família de Gravataí busca ajuda para consertar cadeira de rodas
ONG em São Leopoldo planeja construir sede
Há sete anos, moradores cobram manutenção de rua em São Leopoldo

Segundo os moradores, os buracos no chão batido das estradas Anielo Feula e Barreto Viana, assim como dos becos do Cervo e da Brasília foram causados pelas chuvas. A comunidade relata que a prefeitura não providenciou o patrolamento completo nos locais e que, por isso, os problemas aumentaram. A situação afeta o deslocamento de carros, caminhões, ônibus e até mesmo a passagem de pedestres. 

Conforme a autônoma Kassia do Amaral Santos, 33 anos, moradores gravaram vídeos mostrando que a rua, em dias de chuva, se torna um grande arroio.

– Há muitas perdas materiais. As casas ficam alagadas – detalha.

Riscos 

Segundo Kassia, outro problema que a vizinhança enfrenta também é o da falta de esgoto encanado e escoamento. A água suja se mistura com a da chuva causando pontos de alagamento nos buracos das estradas. Um transtorno que gera medo à comunidade pelos riscos de contrair doenças e o perigo de contaminar o plantio com a água suja, já que os moradores da região sobrevivem à base da economia agrícola.

Apesar das solicitações feitas, os moradores relataram que não tiveram retorno dos registros. Em reportagem publicada pelo Diário Gaúcho em maio deste ano, a prefeitura afirmou que, na primeira quinzena de junho, realizaria serviços emergenciais, como valas para escoagem de água, patrolamento, roçada e ensaibramento. De acordo com Kassia, que acompanha o caso desde o início das matérias, os serviços foram feitos pela metade, e os problemas persistem. 

– Foi feito patrolamento, ensaibramento e roçada em metade do Beco do Cervo, na Barreto Viana e na Estrada da Brasília. Na Estrada Anielo Feula, fizeram o patrolamento e o saibro, mas a prefeitura ficou de voltar para arrumar as valas – detalha.

Conforme a autônoma, o desgaste na ponte da entrada do Beco da Brasília foi resolvido após a matéria. Porém, a ponte do Beco do Cervo segue sem melhorias, sendo ela um dos acessos principais de cargas pesadas, cargas vivas e transporte coletivo.

Prefeitura não se posiciona

A prefeitura de Viamão informou ao Diário Gaúcho que não tem um posicionamento quanto ao caso das estradas do Cantagalo.

Produção: Vitória Fagundes

Leia mais notícias na seção Seu Problema é Nosso


 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros